Japão corre para confirmar a decisão dos norte-coreanos e diz que conversas com Pyongyang não serão afetadas
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
A Coreia do Norte se tornou o primeiro país a anunciar que não participará das Olimpíadas de Tóquio, programadas para começar em 23 de julho. Segundo nota divulgada online pelo comitê olímpico do país, a decisão foi tomada para proteger os atletas do coronavírus.
Nesta terça-feira (6), o governo japonês se apressou para reunir informações sobre o anúncio. A ministra da Olimpíada, Tamayo Marukawa, disse em uma entrevista coletiva que o governo está tentando “confirmar os detalhes” da declaração.
“Continuaremos a nos preparar para os jogos, trabalhando em estreita colaboração com organizações relacionadas para que os atletas de cada país e região possam demonstrar seus melhores desempenhos”, disse o comitê organizador da Olimpíada e Paraolímpica de Tóquio em um comunicado.
Havia uma certa expectativa por parte do governo japonês de aproveitar os Jogos Olímpicos para avançar as conversas na questão dos sequestros de cidadãos japoneses. “A postura do governo de ser proativos e estarmos prontos para manter um diálogo direto permanece a mesma”, disse Katsunobu Kato, o principal porta-voz do governo, em entrevista coletiva.