Levantamento foi feito na China, Coreia do Sul, Tailândia, França e Estados Unidos; maioria quer que os Jogos sejam cancelados ou adiados mais uma vez

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Tokyo 2020/Uta Mukuo

 

Um levantamento feito em cinco países mostrou que mais de 70% dos entrevistados querem que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio sejam cancelados ou adiados novamente. A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Imprensa do Japão, foi feita com cidadãos da China, Coreia do Sul, Tailândia, França e Estados Unidos.

 

Os dados foram divulgados hoje (22) pelo jornal Asahi. Segundo o periódico, na Tailândia, um total de 95,6% dos que responderam à enquete disse que o evento deveria ser cancelado ou adiado, a maior proporção entre os cinco países pesquisados.

 

Na sequência, Coreia do Sul, com 94,7%; China, com 82,1%; Estados Unidos, com 74,4% e França, com 70,6%. Foram ouvidas mil pessoas em cada país por meio de entrevistas na rua ou por telefonemas. 

 

Grande parte dos entrevistados culpou a pandemia e o medo de que novas ondas de contaminação possam ocorrer com a realização da Olimpíada. 

 

Um levantamento semelhante feito no Japão em novembro passado mostrou que 71,9% dos entrevistados eram a favor do cancelamento ou adiamento dos Jogos.

 

Sem público estrangeiro

 

No sábado passado (20), a organização dos Jogos de Tóquio informou que somente torcedores japoneses e residentes no país oriental poderão participar dos megaeventos esportivos. A razão é a pandemia de covid-19, que continua com alta disseminação em várias localidades.

 

A decisão foi tomada em reunião que contou com a participação do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional, do Comitê Organizador e de representantes de diferentes esferas do Governo japonês.

 

Desta forma, os organizadores dos eventos terão que reembolsar cerca de 600 mil ingressos para os Jogos Olímpicos e outros 300 mil para os Jogos Paralímpicos.

 

“Em muitos aspectos, os Jogos de Tóquio serão completamente diferentes de quaisquer Jogos anteriores. No entanto, o essencial dos Jogos permanecerá inalterado, pois os atletas dão o seu melhor e inspiram o mundo com performances incríveis. No momento, estamos trabalhando em planos específicos para compartilhar suporte remotamente de todo o mundo e ajudar a reunir as pessoas de maneira adequada aos nossos tempos atuais. Mesmo que você não possa mais vir ao Japão neste verão, esperamos muito que continue a apoiar os Jogos de Tóquio”, declarou o CEO do Comitê Organizador, Toshiro Muto.