Os organizadores das Olimpíadas de Tóquio se reunirão no sábado. no destino dos espectadores estrangeiros

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

Uma reunião online neste sábado (20) entre os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio decidirá se o evento terá ou não a presença de espectadores vindos do exterior. Segundo a mídia japonesa, a resposta já foi dada pelo governo japonês, que deve opinar por não permitir a entrada de turistas.

 

O encontro contará com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e de outros quatro órgãos responsáveis ​​pelo planejamento dos jogos.

 

Nesta semana, o governo japonês tinha dito que receber espectadores do exterior seria complicado, dada a preocupação do público com a disseminação do vírus e o surgimento de variantes mais contagiosas em muitos países. Thomas Bach disse que “respeitará e aceitará a decisão” do Japão. 

 

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, no entanto, pediu aos organizadores da Olimpíadas que não apressem a decisão de permitir ou não que os fãs participem dos eventos. “É claro que eu gostaria que as pessoas estivessem nos estádios”, disse Coe após uma reunião virtual do conselho mundial de atletismo. “Esse é um julgamento que deve ser equilibrado. O mais importante é que levemos os atletas aos Jogos, eles são o grupo de clientes número um.”

 

Coe foi presidente do comitê organizador das Olimpíadas de Londres de 2012, amplamente considerado um dos Jogos com maior participação da história. “Espero que não seja tomada (a decisão) muito cedo, porque o mundo está mudando, vacinas estão sendo lançadas e acho que essa é uma decisão que não precisa necessariamente ser tomada neste momento.”

 

A reunião de sábado deve contar também com a presença de Seiko Hashimoto, chefe do comitê organizador japonês, do chefe do Comitê Paraolímpico Internacional Andrew Parsons, da governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e da ministra da Olimpíada, Tamayo Marukawa.

 

Faltando quatro meses para a abertura das Olimpíadas de Tóquio, decidir sobre a admissão de espectadores estrangeiros tem sido uma das maiores dores de cabeça para os organizadores.

 

As cinco entidades organizadoras concordaram em tomar a decisão final sobre os espectadores em duas fases. Eles decidirão se admitirão fãs estrangeiros até o final de março, e depois vão determinar a capacidade máxima dos locais em abril.