O livro integra a coleção de obras da literatura brasileira publicadas pela Editora Suiseisha, em parceria com a Embaixada do Brasil

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Divulgação

 

 

O premiado romance brasileiro “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles, traduzido para o japonês pela Professora Yoshiko Eguchi, já está disponível nas livrarias no Japão. O livro integra a coleção de obras da literatura brasileira publicadas pela Editora Suiseisha, em parceria com a Embaixada do Brasil, no contexto das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022. 

 

O projeto é coordenado pela professora Chika Takeda, vice-presidente da Universidade dos Estudos Estrangeiros de Tóquio. “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, foi lançado em fevereiro e, na sequência, “Nihonjin”, de Oscar Nakasato, em junho. Este mês deve chegar às livrarias japonesas “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, e, no mês que vem, a coletânea “O melhor do conto brasileiro”.

 

Com o apoio do governo brasileiro, a editoria Suiseisha tem ampliado seu catálogo de literatura brasileira contemporânea, que já abrange livros como “Órfãos do Eldorado”, de Milton Hatoum; “Os Velhos Marinheiros”, de Jorge Amado; “Joias de Família”, de Zulmira Ribeiro Tavares; “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa; “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca; e “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho. 

 

Com esta iniciativa, a Embaixada do Brasil busca ampliar o conhecimento do público japonês sobre a cultura brasileira e promover o diálogo entre as duas sociedades por meio da literatura. Por ocasião do lançamento do livro “As Meninas”, será realizado um seminário, no próximo dia 17 de novembro, que contará com a presença da tradutora e de outros convidados.

 

Ciclo de leitura

 

Palestrantes: 

Professora Yoshiko Eguchi, Universidade Tokoha, tradutora do livro 

“Dama da literatura: quem é Lygia Fagundes Telles?” 

Professora Thamis Silveira, leitora Guimarães Rosa na Universidade de Sofia 

“As identidades das personagens de ‘As meninas’” 

 

Professora Aline Pereira Gonçalves, Universidade dos Estudos Estrangeiros de Tóquio 

 “Elementos marcantes da escrita de Lygia Fagundes Telles”

 

Data: 17 de novembro

Horário: 18h às 19h30

Local: Auditório da Embaixada do Brasil 

Endereço: 2-11-12, Kita-Aoyama, Minato-ku, Tokyo 

Idiomas: japonês e português  

Inscrição: cultural.toquio@itamaraty.gov.br    

Entrada gratuita, capacidade de 50 pessoas. 

Serão adotadas medidas de prevenção ao contágio de Covid-19.

Mais informações: https://www.burajirubungaku.net 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo