Visitante verá coletânea de obras de artistas plásticos e fotógrafos brasileiros residentes na província de Shizuoka e região
Texto: Redação/Record TV Japan
Fotos: Divulgação
Pinturas, desenhos, fotografias e máscaras confeccionadas por artistas brasileiros fazem parte da exposição “Panorama – Criação Contemporânea Brasileira em Hamamatsu”, organizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu (Shizuoka) e que ficará em cartaz de 30 de abril a 8 de maio na galeria 35 do Create Hamamatsu (HICE).
A mostra faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e também se insere na política do consulado de divulgar talentos brasileiros residentes na região. O visitante terá a rara oportunidade de ver uma coletânea de obras dos mais conceituados artistas e fotógrafos da região de Shizuoka.
Os quadros de Amanda de Godoy se destacam pela maestria de cores e técnicas de pintura, formando imagens enigmáticas e siderais, em seu universo único. Ela é considerada por especialistas da área um gênio das artes plásticas.
Outro destaque é Evaristo Omido, brasileiro natural de Campo Grande (MS). Especializado em pinturas, desenho realístico e caricaturas. Há 27 anos no Japão, o brasileiro vive hoje do seu trabalho de artista. “Sou profissional de desenhos realistas, caricaturas, pinturas em tela e sou professor de desenho e pintura. Costumo dizer que a Omido artes é voltada a realizações de sonhos na ponta dos pincéis”, define.
O desenhista e cartunista Claudio Misawa também expõe seus trabalhos. Ele diz acreditar nos momentos de felicidade das pessoas quando são vistas de outra forma, saindo do tradicional com uma pitada de arte e bom humor.
Já Jin Takahashi é o único artista plástico em terras nipônicas confeccionador das tão cobiçadas e enigmáticas máscaras de Veneza. Ele mescla técnicas originais com as de Veneza, na Itália, para criar peças únicas, com uma fusão singular de culturas diversas.
A exposição conta ainda com trabalhos de dois grandes fotógrafos. Junior Maeda é fotógrafo profissional formado pelo “The Photography Institute Japan” e destacado fotojornalista no Japão, enquanto Eduardo Fuli é especializado em fotografias de gestantes, de bebês, de casamentos e imagens empresariais.
Depois de um hiato nos eventos presenciais, causado pela pandemia de covid-19, as atividades começam a serem retomadas. “Estamos ansiosos por esse momento, por isso acredito que essa exposição será de grande importância, um verdadeiro divisor de águas”, define Omido.
Local: galeria “Create” (galeria nr. 35)
Endereço: 2-1 Hayaumacho, Naka Ward, Hamamatsu, Shizuoka
Data: 30 de abril a 8 de maio
Horário: das 10h às 19h (a galeria estará fechada no dia 2 de maio)