Competições esportivas serão realizadas em Shizuoka e em Gunma e devem reunir pelo menos mil atletas
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução
Um evento grandioso pós-pandemia e que busca integrar estudantes brasileiros de todo o Japão está sendo organizado por um grupo que reúne autoridades, escolas, clubes e organizações. A Olimpíada Escolar Brasileira será realizada no dia 9 de junho no Estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka), e depois terá um repeteco em outubro ou novembro na província de Gunma.
Segundo os organizadores, ao menos mil atletas de 36 escolas devem participar das competições de atletismo (100, 200, 400m, 4×4 e 200m com barreiras e salto em distância), tênis de mesa, xadrez, vôlei, futebol e natação. Outras modalidades estão sendo analisadas, dependendo do interesse, quantidade de interessados e local disponível.
“A Olimpíada será realizada através da união de forças de instituições e educadores que têm como objetivo incentivar o esporte e a integração entre a comunidade brasileira no Japão”, explicou o cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, o embaixador Aldemo Garcia, ao adiantar que o evento já conta com o patrocínio oficial do Banco do Brasil, que celebra este ano 50 anos da presença no Japão.
A competição é organizada pelo Centro Educacional Sorriso de Criança (CESC), de Kikugawa (Shizuoka), pelo BFC Japan (Gunma) e pela Cavom (Shiga), em parceria com os três Consulados-Gerais do Brasil no Japão (Tóquio, Hamamatsu e Nagoia). Haverá uma praça de alimentação e uma feira empresarial.
Organização
O CESC foi o pioneiro na região de Shizuoka com a primeira edição do Campeonato Esportivo de Integração realizado em 2017. Já a BFC Japan realizou a primeira edição das Olimpíadas Escolares Brasileira na cidade de Oizumi (Gunma) em 2019. E o CAVOM (Campeonato de Vôlei Misto), que desde 2018, reúne a comunidade brasileira no Japão através do vôlei. “Com as experiências dessas três equipes, resolvemos nos unir e realizar o maior de todos os eventos com as 36 escolas brasileiras no Japão”, frisou o cônsul.
Para participar da Olimpíada, as escolas brasileiras devem entrar em contato com as organizadoras de cada região para mais detalhes. “Vamos buscar patrocínio para bancar o transporte e a alimentação dos atletas”, adiantou Garcia, que adiantou ainda que estão tentando trazer um atleta olímpico para conversar e incentivar os estudantes. “Queremos organizar um evento que traga alegria e que incentive a atividade física, além de trazer mais calor humano neste momento pós-pandemia”, disse o diplomata.
Serviço:
Olimpíada Escolar Brasileira
Local: Estádio Ecopa na cidade de Fukuroi (Shizuoka)
Data: 09 de julho de 2022
Horário: 9h às 17h
Contatos:
Márcia Rocha – 090-2576-6305 (Shizuoka)
Jaqueline Oshiro – 090-3139-3859 (Gunma)
Marisa Narita – 080-3250-1267 (Shiga)