Evento começa neste sábado de manhã, horário do Japão, e contará com participação de autoridades, personalidades e estudiosos do tema
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução/Divulgação
Em 1990, o Japão alterou a legislação e passou a conceder um visto especial de trabalho para descendentes de japoneses da segunda e terceira gerações. Começava oficialmente ali a saga de milhares de brasileiros, que ficou conhecida como movimento decasségui. A partir deste sábado (7), horário do Japão, diversos temas relacionados aos 30 anos da comunidade brasileira no Japão serão discutidos em transmissões ao vivo pela internet.
O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), que comemora seus 65 anos, em conjunto com o Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE).
“A vida dos brasileiros no Japão, bem como desses trabalhadores e seus familiares retornados ao Brasil, envolve inúmeros aspectos, positivos e negativos, vitórias, derrotas, mas certamente, na história de todos eles, está um cotidiano de muito trabalho, resiliência e dedicação”, afirma Rodolfo Wada, presidente da Comissão Projeto Network do Comitê de Jovens. “Ao montar a programação, tentamos abranger diferentes aspectos significativos nessa trajetória de 30 anos”, completa.
Além disso, uma das preocupações foi com o horário – “tentamos concentrar as transmissões nos finais de semana, em horários e duração que facilitassem a participação dos interessados tanto do Japão como o Brasil”, informa Yoshio Yoshizane, coordenador do evento.
O evento terá início no dia 6 de novembro, horário de Brasília (no Japão, a partir das 8h30 do dia 7, sábado), com a cerimônia oficial de abertura. No sábado, às 21h, as atividades prosseguem com uma série de palestras coordenada pelo CIATE. No domingo de manhã, a partir da 8h, o evento continua com um encontro sobre trabalho no Japão. No domingo à noite, dia 8, às 20h, será enfocado o tema “Educação no Japão”.
“A vida dos brasileiros no Japão, bem como desses trabalhadores e seus familiares retornados ao Brasil, envolve inúmeros aspectos, positivos e negativos, vitórias, derrotas, mas certamente, na história de todos eles, está um cotidiano de muito trabalho, resiliência e dedicação”
As lives sobre os “30 anos da Comunidade Brasileira no Japão” prosseguem no dia 22 de novembro (domingo), a partir das 8h, reunindo convidados e especialistas para falar sobre “Trabalho no Brasil” e, depois, a partir das 20h, o tema analisa sobre a “Educação no Brasil”.
“Não se trata propriamente de uma comemoração, mas desejamos organizar um evento que fosse uma referência para destacar diferentes aspectos desse movimento, discutir sobre as dificuldades enfrentadas por eles, no Japão e no Brasil e, também ressaltar as conquistas desses trabalhadores e seus filhos”, afirma o presidente Renato Ishikawa.
A abertura contará com participação do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Paes Saboia e cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana.
Além disso, estão confirmadas as palestras da embaixadora Luiza Ribeiro Lopes da Silva sobre “Frutos da Amizade Brasil-Japão”; professor Masato Ninomiya, sobre “O valor da comunidade brasileira no Japão”; e professor Clóvis de Barros sobre o tema “Perseverança da comunidade brasileira no Japão”.
A abertura que está planejada para duas horas, com tradução simultânea para o japonês, também terá a apresentação cantor Joe Hirata, mensagens da Fundação Kunito Miyasaka (Roberto Nishio), do Grupo Parlamentar Brasil-Japão (deputado federal Luiz Nishimori), da JICA (Japan International Cooperation Agency) e do cartunista e empresário Maurício de Sousa.
SERVIÇO
30 anos da Comunidade Brasileira no Japão
6, 7, 8, 21 e 22 de novembro, horário de Brasília
Transmissão: www.youtube.com/bunkyodigital
https://www.youtube.com/channel/UCRLdCIOWNZf35CDb7J6XUFQ/
Informações: www.bunkyo.org.br e www.ciate.org.br
Inscrições antecipadas: https://forms.gle/HEuoPKLEyxX1D45n8