Pesquisa divulgada hoje mostrou que o índice de aprovação do gabinete do primeiro-ministro Yoshihide Suga caiu para 31%, a menor taxa desde sua posse

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Gabinete do Primeiro-Ministro/Divulgação

 

 

Começou hoje em Tóquio e em Osaka a vacinação em massa de idosos com mais de 65 anos. Os dois centros foram criados pelo governo para ajudar a atingir a meta de ter todos os cidadãos da terceira idade imunizados até o final de julho. A expectativa é de que os centros poderão atingir uma capacidade combinada de vacinar até 15 mil pessoas por dia.

 

Segundo o site da NHK, cerca de 180 médicos e enfermeiros das Forças de Autodefesa estão trabalhando no centro em Tóquio, ao passo que o centro em Osaka conta com uma equipe de aproximadamente 100 pessoas. Enfermeiros e outros funcionários da iniciativa privada fornecem apoio.

 

As reservas online foram abertas na segunda-feira passada para quem tem mais de 65 anos de idade e mora nos 23 distritos de Tóquio ou na cidade de Osaka. Cidadãos da terceira idade residentes nas províncias de Chiba, Saitama e Kanagawa, vizinhas de Tóquio, bem como em Kyoto e Hyogo, poderão fazer a sua reserva a partir da próxima segunda-feira.

 

O primeiro-ministro Yoshihide Suga sofre pressão imensa da população para que a campanha de vacinação seja acelerada. Uma pesquisa do jornal Mainichi e pelo Social Survey Research Center divulgada hoje mostrou que o índice de aprovação do gabinete do premiê caiu para 31% em uma pesquisa nacional conduzida em 22 de maio. Isto significa 9 pontos percentuais abaixo da pesquisa anterior realizada em 18 de abril e o menor valor desde que assumiu o cargo, em setembro de 2020. A taxa de reprovação ficou em 59%, 8 pontos acima da taxa anterior de 51%.