A ideia é criar um aplicativo para smartphone que contenha códigos QR que possam ser lidos nos aeroportos e promover assim a volta das viagens de negócios

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

O Japão planeja introduzir uma tecnologia que facilite viajantes que chegam ou saem do país provar que estão imunizados contra a covid-19. A ideia é criar um aplicativo para smartphone que contenha códigos QR que possam ser lidos nos aeroportos no embarque ou na chegada.

 

“Outros países estão fazendo isso, então o Japão terá que considerar isso também”, justificou Taro Kono, o ministro encarregado dos esforços de vacinação do país, em uma sessão parlamentar esta semana. O país quer retomar as viagens de negócios, que praticamente pararam no ano passado.

 

Uma das grandes preocupações do governo é evitar a discriminação contra àqueles que não podem ou não querem receber vacinas devido a possíveis reações alérgicas ou efeitos colaterais. Kono disse que esses “passaportes” poderiam listar todos os resultados negativos de testes feitos recentemente.

 

LEIA TAMBÉM: Afinal, quando vamos receber a vacina contra covid-19 no Japão?

 

Osaka tem recorde de casos de covid-19; governadores pedem para população ficar em casa

 

De acordo com matéria publicada pela agência Kyodo, o aplicativo terá um link para o Sistema de Registro de Vacinação, um banco de dados do governo de pessoas que receberam vacinas. Provavelmente será baseado no CommonPass, um aplicativo desenvolvido com o envolvimento do Fórum Econômico Mundial.

 

O aplicativo, no entanto, não deve ser usado internamente, como por exemplo para entrar em lojas de departamento ou em algum evento.

 

Atualmente, o Japão só permite a entrada de cidadãos e residentes estrangeiros, bem como de estrangeiros em “circunstâncias especiais excepcionais”, e eles devem apresentar resultados negativos para os testes de coronavírus feitos dentro de 72 horas da chegada.