Projeção do Banco Asiático de Desenvolvimento diz que as economias das nações emergentes asiáticas devem se recuperar com crescimento de 7,3% este ano

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

O Japão teve mais um dia preocupante com o aumento dos casos de covid-19. Em Tóquio foram registrados 925 novos casos. A contagem diária não ultrapassava a marca de 900 desde 28 de janeiro. Já Osaka teve 1.260 novos pacientes, o maior número até agora.

 

Por isso, governadores e o ministro responsável pelas medidas contra o vírus, Nishimura Yasutoshi, voltou a solicitar que as pessoas fiquem em casa durante o feriado prolongado da primavera. “As novas variantes parecem ter maior transmissibilidade e infecções em grupo não rastreáveis representam mais de 60% dos casos em Tóquio e Osaka”, lembrou. Nishimura pediu também mais cooperação da iniciativa privada para restringir o tráfego de pedestres e reduzir o contato entre pessoas.

 

Os governadores de Tóquio e de três prefeituras vizinhas também pediram aos residentes que evitem viajar durante os feriados da Golden Week. Também pediram que as pessoas ficassem em casa e parassem de beber nas ruas e se juntar com amigos.

 

A governadora da capital, Yuriko Koike, disse que o período de feriado é “uma conjuntura que decidirá se podemos parar a propagação explosiva de infecções” em meio ao aumento de variantes mais contagiosas do coronavírus. “Podemos conter de maneira mais eficaz a propagação do vírus.”

 

Por causa do aumento dos casos, a última projeção do Banco Asiático de Desenvolvimento diz que as economias das nações emergentes asiáticas correm risco de crescimento. Mesmo assim, devem se recuperar com crescimento de 7,3% este ano. 

 

O prognóstico foi feito para 46 economias da região da Ásia-Pacífico, excluindo as nações industrializadas tais como o Japão e a Austrália. O banco prevê que a China deve crescer 8,1% este ano, enquanto Indonésia avançará 4,5% e Tailândia 3%.