Tóquio, Osaka, Hyogo e Quioto pedirão para lojas e centros comerciais fecharem as portas temporariamente; bares e restaurantes terão horário reduzido de funcionamento

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

Os casos de covid-19 não param de subir no Japão. Nesta quinta-feira (22), Osaka registrou 1.167 novos casos, enquanto a capital Tóquio teve 861 testes positivos para a SARS-CoV-2. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a média de infecções é de 4.361 a cada dia. Até agora, foram contabilizados no país 548.256 infecções e 9.786 mortes relacionadas ao coronavírus desde o início da pandemia.

 

Por isso, o governo central prepara-se para declarar Estado de Emergência em Osaka, Tóquio, Hyogo e Quioto, com o objetivo de conter uma acelerada elevação no número de casos da covid-19. “Queremos examinar detidamente a solicitação feita por governos provinciais e tomar uma decisão até o fim desta semana”, disse hoje o primeiro-ministro Yoshihide Suga. 

 

Especialistas atribuem a causa em grande parte a variantes do coronavírus que são mais contagiosas. No terceiro “estado de emergência”, as autoridades pretendem solicitar a lojas de departamentos, centros comerciais e parques de diversão que fechem as portas temporariamente. Bares e restaurantes serão orientados a encurtar ainda mais o horário de funcionamento.

 

Olimpíada

 

Por causa do aumento dos casos de covid-19 e da iminente declaração do estado de emergência, a chefe do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Seiko Hashimoto, deu a entender que a decisão sobre o limite de espectadores domésticos nos Jogos deve ser adiada por enquanto.

 

Segundo divulgou a NHK, após uma reunião da diretoria executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI), na quarta-feira, Hashimoto expressou a opinião de que “pode ser necessário um pouco mais de tempo”.

 

Nesta semana, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, garantiu que os preparativos para os Jogos não serão afetados. “Fomos informados de que poderia haver outro estado de emergência declarado em Tóquio”, disse ele. “Entendemos que esta seria uma medida pró-ativa para o feriado da Golden Week com o qual o governo pretende prevenir a propagação da infecção”, afirmou o dirigente.

 

“Esta medida estaria de acordo com a abordagem muito diligente que vemos adotada pelas autoridades japonesas”, disse Bach, após uma reunião do Conselho Executivo do COI e um relatório dos organizadores dos Jogos de Tóquio.