Líder escolhido deverá preencher cinco requisitos, incluindo um profundo entendimento de igualdade e diversidade de gênero
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Foi realizada hoje (17) a segunda reunião de um painel com a tarefa de selecionar um novo presidente para o Comitê Organizador da Olímpiada de Tóquio para suceder Yoshiro Mori, que anunciou a renúncia na semana passada devido a comentários sexistas.
O painel, liderado pelo presidente da Canon Inc., Fujio Mitarai, se reuniu por cerca de uma hora e meia em um hotel de Tóquio para discutir candidatos com base em cinco critérios acordados em sua primeira reunião na terça-feira.
Entre os requisitos decididos pelo painel, estão um profundo entendimento de igualdade e diversidade de gênero e a capacidade de atualizar esses valores durante os Jogos, disseram os membros do comitê em comunicado.
Entre outras qualidades exigidas estão perfil internacional e experiência no cenário global. “O comitê fará sua seleção de candidatos para presidente do comitê organizador dos Jogos de Tóquio de acordo com esses cinco critérios o mais rápido possível”, afirmam os organizadores do megaevento esportivo.
O chefe do JOC Yasuhiro Yamashita, medalhista de ouro no judô nas Olimpíadas de Los Angeles de 1984, e Mikako Kotani, ex-nadador artístico e atualmente diretor de esportes dos jogos, foram considerados possíveis sucessores de Mori, segundo várias fontes.
Segundo a agência Kyodo, o primeiro-ministro Yoshihide Suga e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediram abertura no processo depois que Mori tentou escolher seu sucessor nos bastidores. Mas Suga também disse em uma sessão parlamentar na quarta-feira que o assunto “não é algo em que eu deva interferir. O comitê organizador decidirá por si mesmo”.