Plano feito antes do adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos será mantido e a tocha será levada a todas as 47 províncias do Japão

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Tokyo-Skytree

 

Os organizadores dos Jogos de Tóquio decidiram manter o plano e anunciaram que a chama olímpica visitará todas as 47 prefeituras do Japão a partir de 25 de março do ano que vem. O revezamento da tocha começará em Fukushima e terminará no Estádio Nacional de Tóquio, durante a cerimônia de abertura dos jogos, dia 23 de julho.

 

O evento envolverá 10.000 corredores e dezenas de milhares de voluntários, sem contar os moradores que, com certeza, vão querer ver a tocha passar. “Vamos pensar nas medidas contra a Covid-19 para o revezamento da tocha”, afirmou Yukihiko Nunomura, vice-diretor geral do comitê organizador, durante uma entrevista coletiva on-line.

 

O revezamento terá duração de 121 dias e passará por 859 municípios – praticamente como estava planejado antes do adiamento. “Queríamos simplificar o programa o máximo possível, tentando minimizar o número de veículos e também a audiência”, disse Nunomura. 

 

“Algumas vacinas estão sendo distribuídas e, na verdade, algumas já estão sendo usadas”, lembrou Yuriko Koike, governadora de Tóquio, em uma entrevista na segunda-feira (14) à Associated Press. “É um raio de esperança.”

 

O anúncio foi feito após uma pesquisa da emissora NHK mostrar que um terço dos moradores japoneses deseja que a Olimpíada de Tóquio seja cancelada em meio a temores de que a chegada de estrangeiros possa causar um novo aumento nos casos de covid-19.

 

Enquanto o Japão luta contra uma terceira onda de infecções, a pesquisa da NHK, realizada entre 11 e 13 de dezembro, mostrou que 32% dos entrevistados defendem que os Jogos sejam totalmente cancelados. Apenas 27% disseram que o evento deveria prosseguir conforme o planejado e 31% preferem outro adiamento.

 

Para marcar os 100 dias até o início do revezamento, a Tokyo Skytree, a torre mais alta do mundo e um símbolo icônico da capital japonesa, foi iluminada no tom de ouro rosado da tocha olímpica de Tóquio.