Departamento de Transporte da região Chubu deu a autorização depois que 18 operadores de táxi solicitaram a permissão

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

O Departamento de Transportes da região de Chubu autorizou as empresas de táxi a recusar passageiros que não estiverem usando máscara. A permissão vale para as províncias de Aichi, Gifu e Mie e atende o pedido feito por 18 operadoras de táxi da região.

 

Caso haja outros pedidos, a agência de transporte já avisou que vai aprovar. A lei de transporte rodoviário do Japão, na verdade, proíbe a escolha de passageiros. No entanto, por causa da pandemia de coronavírus, houve uma alteração nas diretrizes de transporte público.

 

De acordo com a permissão, os motoristas podem perguntar aos passageiros por que eles não usam a máscara e recusar uma viagem se eles não apresentarem um motivo legítimo, como alergias ou problema de saúde.

 

Uma das maiores reclamações dos motoristas era o caso de pessoas bêbados que falam alto quando não usam máscara. 

 

Capital

 

No começo de novembro, o Ministério dos Transportes já tinha permitido a empresas de táxi da capital japonesa que recusassem passageiros sem a máscara. Na época, o pedido havia sido feito por dez grandes empresas de Tóquio.

 

Desde a disseminação do vírus, as empresas de táxi no Japão vêm tomando medidas de precaução, como a desinfecção frequente de veículos. Os motoristas devem usar máscaras faciais e também passar por verificações de temperatura corporal.

 

Nesta quinta-feira (11), a capital japonesa registrou um total de 595 novos casos. No dia anterior, houve um recorde de casos. Foram 602 novos infectados