Em Shizuoka, diplomata visitou ainda a companhia aérea Fuji Dream Airline, que opera exclusivamente com jatos da Embraer; e a Yamaha Motor Co., que atua há 50 anos no Brasil
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Embaixador Eduardo Saboia em encontro com Hayato Suzuki, vice-ministro parlamentar dos Negócios Estrangeiros do Japão / Divulgação/Embaixada do Brasil em Tóquio
O embaixador do Brasil, Eduardo Saboia, começou nesta quarta-feira (28) uma agenda de compromissos na província de Shizuoka e de Aichi. O diplomata tem visitas marcadas nas cidades de Hamamatsu, Iwata e Toyohashi. Até agora, o diplomata já esteve nas províncias de Aichi, Gifu, Ibaraki, Mie, Shiga e Gunma.
As viagens ocorrem no marco das celebrações, em 2020, das efemérides dos 30 anos da Comunidade Brasileira no Japão e dos 125 Anos da Amizade Brasil-Japão.
O embaixador tinha programado encontros com o governador de Shizuoka, Heita Kawakatsu; com o prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki; com o prefeito de Iwata, Osamu Watanabe; e com o prefeito de Toyohashi, Koichi Sahara. Os encontros terão como objetivo tratar dos interesses e do bem-estar do grande número de brasileiros na região, inclusive em áreas como educação, emprego e saúde; bem como do fortalecimento das relações do Brasil com as províncias e municípios japoneses visitados.
Em Shizuoka, o Saboia fará ainda visitas à companhia aérea Fuji Dream Airline, que opera exclusivamente com jatos da Embraer, e à Yamaha Motor Co., que completa, em 2020, 50 anos de atuação no Brasil, onde é uma das maiores fabricantes de motocicletas.
Em todos os encontros em Shizuoka, o diplomata estará acompanhado pelo cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, embaixador Ernesto Otto Rubarth.
Durante os encontros, o embaixador Saboia entregará também o troféu “Amigo do Brasil”, uma estátua em forma de ipê amarelo, árvore típica brasileira, florescendo numa cerejeira japonesa. Simboliza o reconhecimento pela Embaixada do Brasil no Japão do trabalho realizado por personalidades e entidades do Japão em benefício da comunidade brasileira.
O troféu é confeccionado pela empresa TMK, que fabrica componentes para trens, cujo CEO é o empresário nipo-brasileiro Adilson Tomio Tadocoro, um dos expoentes da comunidade brasileira no Japão.
A retomada dessas visitas, que eram previstas antes da pandemia, tem sido possível apenas com atenção às diretrizes e medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades japonesas.
Na semana passada, no dia 23, o embaixador Saboia reuniu-se com o vice-ministro parlamentar dos Negócios Estrangeiros do Japão, Hayato Suzuki, com quem conversou sobre a cooperação entre o Brasil e o Japão em foros internacionais, o comércio bilateral e a luta contra o coronavírus.