O jornalista nasceu sem um braço e sua primeira matéria conta como o sufista Jonas tornou-se campeão após amputar os braços

 

O Domingo Espetacular desta semana, dia 27/07, apresenta uma reportagem inédita sobre um surfista brasileiro que não se deixou abater por uma deficiência física. A matéria marca a estreia na atração do repórter Daniel Rosinha, que se apresenta como Daniel Toco, apelido que ele incorporou ao próprio nome de forma a ressignificar  de forma positiva, o apelido que ganhou na infância e que faz referência a ao fato de que nasceu sem um braço. O jornalista, que comanda o quadro Cidade Alegre no Balanço Geral RJ, ficou conhecido no Rio de Janeiro por mostrar, na atração, histórias de superação.

 

Agora, além deste quadro, ele irá apresentar reportagens exclusivas no Domingo Espetacular, retratando personagens inspiradores que superaram os mais diversos limites, físicos sociais econômicos, e mudaram a sua própria história, a de outras pessoas, ou de uma comunidade inteira.

Repórter Daniel Toco (Paulo Mauzer / Record TV Rio)

Pessoas como o próprio Daniel, que nasceu com deficiência congênita no braço direito e nunca aceitou isso como uma limitação. “Meu objetivo é transformar dores em motivação, fazer com que as pessoas olhem a vida por um ângulo positivo”,  diz o repórter. Ele também fala como deseja que seu trabalho possa quebrar paradigmas: “Minha expectativa é que eu ajude a normalizar a visão sobre pessoas com algum tipo deficiência. Que se torne comum na televisão pessoas como eu, que a alegria que eu carrego e que vou mostrar através dos personagens das matérias seja mais exaltados que minha forma física”.

 

Em sua reportagem de estreia, ele conta a história de Jonas Leiteri, que perdeu ambos os braços após receber uma carga elétrica enquanto tentava pendurar uma placa. Depois do acidente, o rapaz se apaixonou por esportes e hoje é campeão de stand paddle, modalidade que compete com remo adaptado.

 

Além disso, Jonas pratica outras modalidades como skate, surf, jiu-jitsu e dá palestras motivacionais para quem sofreu acidentes e precisa adaptar às sequelas que ficaram.

 

Sobre ele

 

Daniel Rosinha tem  31 anos, e é formado em Rádio e TV pela Universidade Metodista, curso que concluiu em 2014. Há oito anos trabalha em emissoras produzindo programas de entretenimento e jornalismo. Há cinco anos na Record TV, trabalhou na produção dos programas “Hoje em dia” e “Domingo Espetacular”. Sua estreia no vídeo foi em março deste no, quando passou a comandar o quadro Cidade Alegre. A primeira reportagem, já em meio à pandemia de coronavírus mostrou histórias de pessoas que estavam contribuindo com projetos solidários para ajudar quem enfrentava dificuldades durante o isolamento social.

 

O Domingo Espetacular, apresentado por Carolina Ferraz e Eduardo Ribeiro, vai ao ar na segunda-feira às 16h45 com reprise às 18h45 na Record TV Japan