1 mês sem aulas a partir do dia 2 de março

Por solicitação do governo, todas as escolas do ensino fundamental e médio, e escolas especiais devem suspender as aulas a partir do dia 2 de março até o início das férias escolares.
Isto é, não haverá mais aulas neste ano letivo, e o início das aulas por enquanto será somente no próximo ano letivo, em abril.
A formatura deverá acontecer somente com a presença dos alunos e professores, com o menor número de pessoas possíveis.
Como foi uma solicitação do governo, não há obrigação de suspender as aulas, cabe a cada província decidir. Em algumas cidades, ainda haverá aulas no dia 2.
Esta medida do governo é para evitar que o Covid-19 se propague em massa através de grupos de pessoas.
O Primeiro-ministro Shinzo Abe pediu a compreensão por parte das empresas para com os funcionários que tem filhos e que necessitarão se ausentar do trabalho por causa da suspensão das aulas.

 

Março pode ser o pico do surto

 

É previsto uma escalada nos números de infectados pelo vírus entre as próximas semanas no país atingindo o pico em março, e as autoridades querem fazer todo o esforço possível para que o aumento dos números seja o menor possível.
Museus estão fechados por 2 semanas, eventos esportivos e culturais, shows de artistas foram cancelados. Algumas partidas esportivas podem ainda acontecer, mas sem platéia.

 

Trabalho remoto

 

Várias empresas já dispensaram a presença física dos seus funcionários na empresa e substituíram pelo trabalho remoto, feito em casa pela internet, falando-se por vídeo conferência. Ir à empresa é somente mesmo em caso de necessidade.
Os mais de 60 mil funcionários da NEC estão trabalhando remotamente há uma semana, e o mesmo aconteceu com o Mercari, Dentsu, GMO Internet e grandes empresas. Essas medidas são para pouparem seus funcionários da contaminação ao tomarem trens lotados nos grandes centros.