Na semana em que a tragédia completa um ano, a série Brumadinho – Um ano de Dor mostra os dramas por trás de alguns dos números que fazem um balanço do desabamento da barragem: 7 sobreviventes, 800 fragmentos, 11 desaparecidos, 259 despedidas e 365 dias de dor.
O Especial é um compacto da série do Jornal da Record que revelou imagens inéditas de sobreviventes, obtidas com exclusividade pela Record TV, de um dos mais dramáticos resgates, o de Leandro Borges Cândido, salvo por colegas Elias de Jesus Nunes e Sebastião Gomes, que também escaparam por pouco do desmoronamento ao entrar numa caminhonete. Leandro foi encontrado soterrado até o pescoço, completamente imobilizado.
Veja o que mudou na rotina das pessoas, os estragos irreparáveis, o comércio, o meio ambiente, as pessoas que mudaram de vida por conta do acidente. A região do Córrego do Feijão 365 dias depois. O bairro virou uma área devastada, fantasma, depois do rompimento. A matéria também vai mostrar que as análises feitas na água por pesquisadoras da Fundação S.O.S Mata Atlântica, apontam que há contaminação por ferro, manganês, cobre e cromo.
A série chega ao fim contando algumas histórias das vítimas fatais dessa tragédia − 94% das vítimas foram identificadas, um sucesso inédito em tragédias desse porte. E entrevista um coveiro que, como profissional, acompanhou a dor de muitas famílias que se despediram dos seus parentes no cemitério da cidade.
O drama de famílias que se recusam a enterrar apenas uma parte do corpo do parente, já que muitos atestados de óbito foram emitidos a partir de exames de DNA que identificaram a pessoa a partir de um único fragmento. Veja também a angústia das famílias que sabem que o parente morreu mas que não conseguem enterrar o corpo. Também mostramos o trabalho dos bombeiros que continuam as buscas.
A reportagem é de Luiz Gustavo, a produção de Nalu Saad, Ana Paula Pedrosa, Michelyne Kubitschek, com edição de Camila Moraes.