Câmera Record mostra como estão os moradores de Serra Pelada
A região, que já foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, hoje tem apenas 5 mil moradores que, em vez de riqueza, só encontraram frustrações
O Câmera Record irá exibir uma reportagem especial sobre Serra Pelada (PA), local que ficou conhecido, nos anos 80, como o maior garimpo a céu aberto do mundo e do qual foram retiradas toneladas de ouro. Depois de atrair milhares de pessoas numa verdadeira corrida pelo minério, hoje a região está esquecida.
Mas o local ainda preserva muitos sonhos, além de colecionar frustrações e histórias. Sua população tem cerca de cinco mil habitantes e a maior parte é formada por antigos garimpeiros que vieram de toda parte do Brasil com o projeto de ficar rico.
Manoel é um desses moradores e ele, além de ficar sem ouro, quase ficou sem família. “Ele veio para cá e passou oito anos. E eu com 14 filhos.. Nunca mandou um cruzado pra mim”, desabafa Maria, companheira de longa data do ex-garimpeiro.
Já Luis é famoso na região pela sua aparência. Como forma de reclamação, ele não faz a barba e não corta o cabelo há vinte anos e diz que só irá ao barbeiro quando receber as indenizações prometidas pela União. “A barba e o cabelo são um protesto. Eu quero cortar, mas com dignidade. Sem dignidade não vou cortar”.
Há ainda quem mantenha a esperança de encontrar o tesouro entre os grãos de terra. Neres, piauiense de 65 anos, é um desses garimpeiros. “Na época da exploração do garimpo, nos anos 80, esse material foi tirado e jogado fora. Hoje se descobriu que ele tem ouro”, garante ele.
Os repórteres também conversaram com o filho do homem que descobriu Serra Pelada. A equipe irá mostrar como a família dele vive e se atualmente são ricos.
O Câmera Record vai ao ar nesta segunda-feira, 10/06, à 0h30, na Record TV Japan.