Duas aeronaves Embraer EMB-120, com 33 pessoas cada uma, tiveram problemas na chegada e na decolagem na Tanzânia
Foto: Reprodução X @FL360AERO
Um aeroporto localizado em Kikoboga, na Tanzânia, país do leste da África, teve uma coincidência de acidentes aéreos na terça-feira (28). Dois aviões fabricados pela empresa brasileira Embraer sofreram acidentes na mesma pista, mas com uma diferença de seis horas entre eles.
Ambas as aeronaves tiveram problemas no trem de pouso, uma na chegada e a outra na decolagem. Em seguida, derraparam, saíram da pista e sofreram danos severos, mas nenhum dos 33 ocupantes de cada avião se machucou. As informações são dos sites especializados em aviação Aviation Herald e Airlive.net.
No primeiro caso, um Embraer EMB-120, da empresa Unity Air Zanzibar, com registro 5H-MJH, fazia a rota entre Zanzibar e Kikoboga, com 30 passageiros e 3 tripulantes. Na aproximação para o pouso, a tripulação reportou uma falha no dispositivo do lado direito.
Na sequência, o avião saiu da pista e foi parar numa área de lama do aeroporto, incidente ocorrido às 3h40 no horário local (21h40 em Brasília). O nariz do avião ficou apoiado no solo, e a fuselagem sofreu danos severos na barriga e na asa direita. Todos os passageiros e tripulantes saíram sem ferimentos, mas a aeronave teve problemas substanciais na estrutura.
Cerca de seis horas depois, às 9h30 no horário local (3h30 no horário de Brasília), um avião da Sindbard Air, também um Embraer EMB-120, com registro 5H-FLM, faria a rota inversa, entre Kikoboga e Zanzibar, com 30 passageiros e 3 tripulantes a bordo.
No momento da aceleração para decolar, o avião saiu da pista e bateu contra um prédio antes de parar. Ninguém se feriu, mas, assim como no primeiro caso, o avião ficou destruído.