Homem mantinha criança em compartimento com espaço máximo de 2,5 metros, disse a polícia
Foto: Canva
Jon Thompson, de 40 anos, morador de Tontitown, no estado de Arkansas (EUA), foi preso na quinta-feira passada (2) após ser flagrado por manter uma menina, de 5 anos, em cárcere privado. A menina, que não teve a identidade revelada, foi encontrada em armário secreto na casa de Thompson.
O resgate da criança foi gravado pela câmera corporal de policiais que foram à casa de Thompson cumprir um mandado de busca, disse o detetive Keith Lindley ao site do periódico americano USA Today nesta segunda-feira (6). A polícia também não informou se existe um grau de parentesco entre o criminoso e a vítima.
De acordo com o registro da ocorrência, os oficiais estavam na casa para ajudar o Departamento de Assistência Social do estado a assumir a custódia de uma menina, de 5 anos.
Na casa, o suspeito apareceu na janela da frente, e um oficial lhe disse que um juiz havia emitido uma ordem judicial para remover a menina da casa.
O suspeito disse à polícia que a criança não estava em sua casa e inicialmente recusou-se a abrir a porta, de acordo com o relatório de prisão. Após a insistência da polícia, o suspeito admitiu que a menina estava no local e permitiu que os oficiais entrassem na casa.
Nas imagens registradas pela polícia é possível ouvir alguns sons vindos de um quarto. Em seguida, o suspeito vai até o local, remove várias caixas e revela um armário secreto.
Disturbing video shows the moment Arkansas police search a closet inside a home to find a five-year-old girl hiding inside – and now the homeowner faces a slew of criminal charges.
— austin frisch (@realaustinzone) November 7, 2023
Jon Thompson, 40, of Tontitown, Arkansas was arrested Friday after police came to his home the… pic.twitter.com/740PWR0lLP
No vídeo, Thompson aparece usando um boné de beisebol para trás e vestido com um macacão. Ele então puxa uma tábua pregada na parede “para ter acesso a um pequeno espaço” atrás do armário, continua o relatório. As imagens mostram então a menina emergindo eventualmente do espaço.
“Ela estava muito abalada quando saiu e bastante assustada”, disse Lindley. “Ele a instruiu a não fazer nenhum som nem revelar que ela estava lá.”
De acordo com o relatório, o espaço em que a criança estava confinada atrás da parede media “2,5 metros no ponto mais largo, diminuindo para talvez 2 a 4 pés na outra extremidade.”
A menina, disse Lindley, não parecia estar ferida e foi colocada sob custódia do Departamento de Assistência Social.
No momento de sua prisão, o homem estava em liberdade condicional por tráfico de metanfetamina. Thompson foi preso sob acusações de pôr a criança em perigo de primeiro grau.
Na segunda-feira, o homem pagou uma fiança de US$ 5.000 (cerca de R$ 20 mil) após comparecer ao tribunal e declarar-se inocente. Ele deve se reapresentar ao tribunal em 4 de dezembro.