Grupo com 34 brasileiros aguarda há um mês para deixar o território, palco de confrontos entre Israel e o Hamas
Foto: Reprodução Record TV
Após três dias fechada, a passagem de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com a península do Sinai, no Egito, será reaberta. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (6), trouxe um pouco de alívio ao grupo de 34 brasileiros que aguarda para deixar a região de guerra de Israel contra os extremistas islâmicos.
“Gente, acabamos de receber a notificação de que a fronteira já está aberta. Agora são três horas da tarde, muito tarde [para deixar Gaza], mas já foi aberta, é um sinal para os próximos dias”, disse o palestino-brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, que tenta sair da região desde o início da guerra, em 7 de outubro.
“A gente está com bastante esperança. Vamos ver se nos próximos dias a gente consegue sair. Um abraço e obrigado”, disse Rabee em mensagem recebida pelo R7.
Rafah
A reabertura foi anunciada na manhã desta segunda-feira (6) pelo Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O objetivo é continuar a retirada de cidadãos com passaporte estrangeiro.
Desde que o Egito reabriu a fronteira, na última quarta-feira (1º), 599 estrangeiros foram autorizados a sair, a maioria americanos e nenhum brasileiro.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, acredita que o grupo possa sair a partir da próxima quarta-feira (8), mas já admite atraso no cronograma.