Embarcação teria ficado presa em obstáculo feito para capturar submarinos espiões da Inglaterra e dos Estados Unidos

 


Foto: Reprodução Weibo


Cinquenta e cinco marinheiros chineses foram dados como mortos após um de seus submarinos nucleares Type 093, supostamente, ter ficado preso, em agosto deste ano, em uma armadilha criada pela própria China. A armadilha teria sido feita para capturar embarcações britânicas no Mar Amarelo.

 


Segundo um relatório confidencial do Reino Unido obtido pelo tabloide Daily Mail, os marinheiros morreram após uma falha em um dos sistemas do submarino deixar a tripulação sem oxigênio.

 


O incidente resultou na morte de todos os integrantes da tripulação: 22 oficiais, 7 cadetes de oficial, 9 suboficiais e 17 marinheiros. Entre os mortos, está o capitão Coronel Xue Yong-Peng.

 


“Nossa compreensão é que a morte foi causada por hipóxia (falta de oxigenação dos tecidos do corpo humano) devido a uma falha no sistema do submarino. O submarino atingiu um obstáculo de corrente e âncora usado pela marinha chinesa para capturar submarinos dos EUA e aliados”, afirmou o relatório do governo britânico.

 


Isso resultou em falhas nos sistemas que demoraram seis horas para serem reparadas e emergir o submarino. O sistema de oxigênio a bordo envenenou a tripulação após uma falha catastrófica. Ainda não há confirmação independente do acidente com o submarino chinês.

 

O governo de Pequim negou o incidente e disse que as informações são “completamente falsas”. O Daily Mail entrou em contato com a Marinha do Reino Unido para confirmar as informações do relatório, mas oficiais se recusaram a comentar o documento.

 


Segundo o relatório, a China também se recusou a solicitar ajuda internacional para resgatar o submarino em dificuldades. Um especialista ouvido pelo jornal britânico disse que “é provável que o acidente tenha acontecido e que os chineses não tenham pedido ajuda internacional por razões óbvias”.

 


Os submarinos 093 chineses entraram em serviço nos últimos 15 anos. As embarcações têm 351 pés de comprimento, estão armadas com torpedos e são consideradas umas das mais modernas da China. O naufrágio ocorreu, supostamente, em águas da província de Shandong, na China.

 

 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo