Um componente, em especial, desta fruta é amplamente apontado por cientistas como benéfico à saúde: o licopeno


Fotos: Canva

 


Tomates são ricos em substâncias antioxidantes, como carotenoides (especialmente o licopeno) e ácido ascórbico (vitamina C), que têm propriedades benéficas para a saúde. Esses compostos são conhecidos por ajudar a reduzir o risco de várias doenças, incluindo câncer e problemas cardíacos.

 


Eles também possuem compostos fenólicos, que são outro tipo de antioxidante e atuam na proteção das células do corpo contra danos causados por moléculas instáveis chamadas radicais livres.

 


As doenças cardiovasculares são hoje a principal causa de mortalidade no mundo. Há uma série de variáveis envolvidas nelas. Sabe-se que um estado pró-inflamatório, a produção de espécies reativas de oxigênio e excesso de gordura no sangue estão entre as principais causas. A dieta pode modificar significativamente o risco de ter algum problema de coração. Países mediterrâneos, onde o consumo de tomate é frequente, costumam ter menor incidência de infarto, por exemplo.

 

 

O licopeno presente no tomate atua como cardioprotetor devido à capacidade dele de modular vários eventos importantes, como apoptose [“limpeza” de células danificadas] e inflamação, diz um artigo na revista científica Oxidative Medicine and Cellular Longevity, em 2021.


As propriedades anticancerígenas do licopeno envolvem a sua capacidade de parar a produção de substâncias que causam inflamação e evitar que o sistema imunológico reaja de forma exagerada. Isso faz do licopeno uma ajuda importante no combate a doenças, como câncer e problemas no sistema nervoso, e também pode afetar a obesidade e outros problemas no corpo.

 

 

Com base na regressão múltipla ajustada para fatores de confusão, as análises têm lançado luz sobre a ligação entre a dinâmica dos parâmetros de biologia do sono e a dieta rica em licopeno. “De fato, a associação entre a duração do sono e os carotenoides totais e o licopeno no plasma apoia o impacto positivo de uma dieta rica em licopeno nos parâmetros do sono”, diz o estudo da Oxidative Medicine and Cellular Longevity.

 


Tomates contêm vitaminas K, A e C. A vitamina K é importante para manter os ossos fortes e ajudar a coagulação sanguínea. A vitamina A é ótima para a visão e para manter a pele saudável. Já a vitamina C é conhecida por fortalecer o sistema imunológico e nos ajudar a evitar resfriados, além de também ser ótima para retardar o envelhecimento do organismo .

 

 

O tomate também tem minerais, como ferro, potássio, fósforo e enxofre. O ferro é importante para o sangue transportar oxigênio pelo corpo. O potássio ajuda os músculos e nervos a trabalharem bem. O fósforo auxilia a manter os ossos e dentes saudáveis, enquanto o enxofre ajuda as células a funcionarem corretamente.

 

 

 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo