por Redação Record TV Japan
imagem: AdobeStock
O Japão pretende revisar as suas regras para visto permanente à yonseis, descendentes de quarta geração de ascendência japonesa a indivíduos que cumpram certos requisitos de idioma, disseram autoridades da agência de imigração na terça-feira (6).
Em 2018 regras para aceitação de yonseis foram introduzidas, mas ainda rígidas do que para nisseis e sanseis, segunda e terceira geração respectivamente. Enquanto estes podem ter o visto de longa permanência e o permanente, os descendentes da quarta geração têm limitação de 5 anos de visto, limitação de idade entre 18 a 30 anos, precisam obter ao menos o certificado do nível 5 de proficiência em língua japonesa e não podem trazer familiares.
Com a revisão destas regras, os yonseis que estiverem vivendo por 5 anos no Japão sob o visto, poderão atualizar para residência permanente caso possuam habilidade linguística japonesa de nível empresarial, como a necessária para passar no segundo nível mais alto do japonês. Outras mudanças incluem permitir que os cônjuges dos participantes e seus filhos morem com eles.
As restrições de idade também serão relaxadas. Indivíduos de quarta geração com idades entre 18 e 35 anos poderão entrar no Japão pela primeira vez sob o programa se tiverem capacidade de conversação.
O governo previu que o programa iniciado em julho de 2018 traria cerca de 4.000 pessoas por ano, principalmente de países como Brasil e Peru, para onde muitos japoneses imigraram nos séculos 19 e 20. No entanto, um total de apenas 128 pessoas se inscreveram até o final de 2022.
A Agência de Imigração do Japão espera que o novo sistema ajude os descendentes de quarta geração a se estabelecerem no Japão e a participarem da sociedade por um longo tempo.