Por: Redação Record TV Japan
Imagem: Reprodução

 

A vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, se reuniu em Washington com o vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeo Mori, e o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Hyun Dong em meio às crescentes tensões entre Washington e Pequim desde que o balão foi abatido pelos militares dos EUA no início de fevereiro.

 

Os dois países asiáticos apoiam a resposta dos EUA ao suposto balão espião chinês, já que nenhum país tem permissão para infringir a soberania territorial de outro.

 

O ministro Takeo Mori disse que o Japão apóia a posição dos EUA e o ministro da Coreia do Sul expressou confiança no que o os Estados Unidos declaram oficialmente.

 

Sherman, que sediou a reunião trilateral, a primeira desse tipo desde outubro passado, repetiu a posição de Washington de que está “absolutamente confiante” de que o balão é um “aparelho de vigilância” e negou categoricamente a acusação da China de que balões de alta altitude dos EUA entraram ilegalmente no espaço aéreo chinês mais de 10 vezes desde o ano passado.

 

Desde a queda do balão gigante na costa da Carolina do Sul em 4 de fevereiro, depois que ele voou perto de “locais sensíveis” em Montana, os militares americanos destruíram um objeto voador não identificado pelo terceiro dia consecutivo, possivelmente sem precedentes em tempos de paz. 

 

A China afirmou que o balão estava sendo usado para pesquisas meteorológicas e que foi desviado do curso, acusando os Estados Unidos de exagerarem.

 

Ela disse na coletiva de imprensa que os Estados Unidos se alinharão com o Japão e a Coreia do Sul, bem como outros parceiros ao redor do mundo para “rejeitar o comportamento da China que desafia a ordem regional e internacional baseada em regras”.

 

Não apenas combateremos as atividades desestabilizadoras da China nos mares do sul e do leste da China, disse ela, mas também “continuaremos trabalhando para manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo