Segundo relatório do Ministério do Trabalho havia 128 vagas de emprego para cada 100 candidatos a emprego
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Um relatório do governo japonês mostrou que a disponibilidade média de empregos no Japão em 2022 melhorou pela primeira vez em quatro anos. Isto se deve principalmente à retomada das atividades econômicas e sociais com o relaxamento das restrições contra a covid-19.
Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a proporção de emprego por candidato aumentou 0,15 ponto em relação ao ano anterior, para 1,28, graças ao fortalecimento do setor de hospitalidade. O número ainda não atingiu o nível pré-pandêmico de 1,6 em 2019, indicando que uma recuperação total levará tempo.
Uma reportagem da agência de notícias Kyodo divulgou que a proporção significa que havia 128 vagas de emprego para cada 100 candidatos a emprego. A pandemia reduziu a proporção para 1,18 em 2020 e 1,13 no ano seguinte.
“Embora haja dificuldade em algumas partes do setor trabalhista, como com algumas indústrias experimentando uma lenta recuperação na abertura de empregos, há uma leve recuperação (na situação)”, disse o ministro do Trabalho, Katsunobu Kato, em entrevista coletiva.
O Japão está no meio de sua oitava onda de infecções, mas o governo decidiu rebaixar a covid-19 em maio para a mesma categoria da gripe sazonal e outras doenças infecciosas comuns, uma medida que espera alimentar ainda mais a economia.