Exatamente às 5h46 da manhã, moradores e famílias das vítimas observaram um minuto de silêncio

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Prefeitura de Kobe

 

 

A cidade de Kobe, no oeste do Japão, lembrou hoje (17) o 28º aniversário do terremoto de magnitude 7,3 que matou 6.434 pessoas. Após três anos, esta é a primeira cerimônia em escala pré-pandemia. 

 

Exatamente às 5h46 da manhã, moradores e famílias das vítimas observaram um minuto de silêncio. Foi neste horário que o chamado Grande Terremoto de Hanshin atingiu a cidade e áreas vizinhas em 17 de janeiro de 1995.

 

SAIBA COMO SE PREVENIR – informações sobre prevenção de desastres

 

Em uma coletiva de imprensa em Tóquio, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que o conhecimento e a experiência do abalo de Kobe seriam ” usados para garantir uma resposta completa quando ocorrer um desastre no futuro”.

 

Segundo reportagem da Reuters, o terremoto foi o primeiro no país a medir o máximo 7 na escala de intensidade sísmica do Japão, o que a agência meteorológica do país diz que tornaria impossível permanecer em pé ou se mover sem rastejar.

 

O forte terremoto danificou cerca de 640.000 casas, incluindo cerca de 104.000 que foram destruídas. A extensão dos danos causados pelo terremoto estimulou mudanças na resposta a desastres do país e nas medidas de resistência a terremotos para a construção.

 

Além dos 6.434 mortos no desastre, o terremoto feriu cerca de 44.000 outras pessoas e forçou até 310.000 pessoas a evacuar para abrigos de emergência.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo