A partir do dia 8, chineses precisarão apresentar teste negativo para covid-19 ao desembarcar
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
A onda de infecções por coronavírus na China fez com que o governo japonês impusesse medidas de controle de fronteira para viajantes daquele país. As regras passam a valer a partir do dia 8 de janeiro e incluem, entre outras coisas, a apresentação de teste negativo para covid-19 realizado dentro de 72 horas antes do embarque.
Segundo o primeiro-ministro Fumio Kishida, o Japão continuará pedindo para que as companhias aéreas limitem voos adicionais da China.
Uma contagem do Ministério da Saúde do Japão mostrou que 53 dos 56 viajantes internacionais que testaram positivo para covid-19 na chegada aos aeroportos na terça-feira eram da China.
“A situação opaca do surto na China continental deixou muita gente preocupada no Japão”, disse Kishida a um programa da Fuji TV.
Desde dezembro, o governo chinês alterou as regras de controle da doença, o que fez com que a população de 1,4 bilhão de habitantes ficasse desprotegida contra o vírus.
Segundo reportagem da Reuters, a China rejeitou o ceticismo estrangeiro em relação às suas estatísticas e disse que eram tentativas politicamente motivadas para difamar as conquistas no combate ao vírus. As autoridades chinesas descreveram tais medidas adotadas por diversos países como “discriminatórias”. As barreiras sanitárias também foram impostas pelos Estados Unidos, países europeus e Coréia do Sul, entre outros.