Os avisos são projetados para encorajar a população a evacuar suas casas

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

O governo japonês deu início hoje a um novo sistema de alerta em sete províncias costeiras, de Chiba a Hokkaido. O alarme avisa os moradores sobre terremotos subsequentes a um abalo sísmico de magnitude 7,0 ou maior que atinja uma das duas fossas no Oceano Pacífico, onde megaterremotos podem acontecer.

 

Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, os avisos são projetados para encorajar a população a evacuar suas casas. O governo estima que um tremor de magnitude 9.0 em qualquer uma das falhas tectônicas poderia desencadear um enorme tsunami, produzindo ondas de até 30 metros em partes das províncias de Hokkaido e Iwate.

 

O terremoto de março de 2011, por exemplo, foi um terremoto subsequente, ocorrendo dois dias após um terremoto de magnitude 7.3 na mesma área.

 

O sistema estará em vigor em 182 municípios nas províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Chiba.

 

Sob os alertas, os residentes seriam solicitados a tomar medidas, incluindo a preparação para evacuar a curto prazo, garantindo roupas quentes e confirmando onde fica o centro de evacuação mais próximo.

 

A Agência Meteorológica do Japão emitiria o alerta até cerca de duas horas após um terremoto M7.0 ou mais forte. Se nenhum terremoto subsequente ocorrer, o alerta será suspenso uma semana depois.

 

Acesse a página de Prevenção de Desastres e saiba como se preparar e como agir em casos de catástrofes

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo