Durante todo o ano de 2021, o número total de infrações criminais teve queda de 7,5% em relação a 2020
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Uma pesquisa do Ministério da Justiça do Japão mostrou que a delinquência juvenil aumentou significativamente na primavera de 2020, quando as escolas em todo o país foram fechadas em meio à pandemia de coronavírus.
De acordo com o levantamento, o aumento anual de 35% no número de infratores de 14 a 19 anos investigados em março de 2020 foi resultado da ociosidade. Justamente entre março e maio daquele ano, escolas primárias, secundárias e instituições para crianças com necessidades especiais em todo o país foram fechadas a pedido do governo central após o surto do coronavírus no início do ano.
Muitos deles permaneceram fechados durante grande parte de maio para conter a propagação da covid-19.
Números gerais
No entanto, o número mensal de infrações penais de forma geral, incluindo os adultos, continuou a diminuir consideravelmente ano a ano até março do ano passado, aparentemente devido a uma diminuição no número de furtos, incluindo roubos, que representam uma grande parte dos crimes.
Durante todo o ano de 2021, o número total de infrações criminais reconhecidas, excluindo acidentes de trânsito que resultaram em mortes ou ferimentos, ficou em 568.104, uma queda de 7,5% em relação a 2020 e marcando o menor número registrado na história do pós-guerra.
A contagem anual vem caindo desde que atingiu um pico de 2,85 milhões de infrações em 2002.
Os crimes cibernéticos aumentaram 23,6% em 2021 em relação ao ano anterior, pois os criminosos aparentemente se aproveitaram da vulnerabilidade das redes privadas virtuais com mais pessoas trabalhando remotamente.
Com os restaurantes fechados ou limitando o horário de funcionamento sob as restrições da covid-19 em vigor de forma intermitente desde 2020, também houve menos incidentes de pessoas pegas por dirigir alcoolizado, disse o relatório.