Governo acionou o chamado “J-alert” e instruiu a população de algumas cidades no norte do Japão a procurar abrigo

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©KCNA

 

 

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira (4) de manhã um míssil balístico sobre o Japão. A última vez que isso havia acontecido foi há cinco anos. O incidente fez o governo acionar o chamado “J-alert”, orientando a população da região mais ao norte do arquipélago a buscar abrigo. Trens e voos foram suspensos.

 

Para especialistas, o lançamento foi a demonstração mais provocativa da Coreia do Norte este ano. O país vem aumentando os testes de mísseis e quer provar que tem armas nucleares suficientes para atacar os aliados dos Estados Unidos e também o próprio país.

 

Japão e Estados Unidos condenaram a “decisão perigosa e imprudente” da Coreia do Norte de lançar o que descreveram como um “míssil balístico de longo alcance” sobre o Japão. “Este é um ato imprudente e eu o condeno veementemente, disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

 

“Esta ação é desestabilizadora e mostra o flagrante desrespeito (da Coreia do Norte) pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e normas internacionais de segurança”, afirmou a Casa Branca em nota.

 

Tanto a Coreia do Sul quanto o Japão convocaram reuniões de emergência do Conselho de Segurança nacional para discutir o lançamento. 

 

“Os Estados Unidos continuarão seus esforços para limitar a capacidade da Coreia do Norte de avançar seus programas proibidos de mísseis balísticos e armas de destruição em massa, inclusive com aliados e parceiros da ONU”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, em comunicado.

 

O lançamento desta terça-feira foi a quinta rodada de testes de armas da Coreia do Norte nos últimos 10 dias, no que foi avaliado como uma aparente resposta a exercícios militares bilaterais entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos e outros treinamentos entre os aliados, incluindo o Japão, na semana passada.

 

Desde o começo deste ano, a Coreia do Norte já testou cerca de 40 mísseis em cerca de 20 eventos de lançamento diferentes. O líder norte-coreano Kim Jong Un promete expandir seu arsenal nuclear e se recusa a retornar à diplomacia com os Estados Unidos.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo