Milhões de pessoas foram orientadas a deixar suas casas por causa do perigo causado pelos ventos e chuvas intensas

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução/Agência de Meteorologia do Japão

 

Milhões de pessoas no Japão estavam sob alertas de evacuação nesta segunda-feira, dia 19, por causa da passagem do tufão Nanmadol, o 14º deste ano. Ventos fortes e chuvas torrenciais continuam a atingir o país até amanhã.

 

O poderoso sistema enfraqueceu e virou uma tempestade tropical quando atingiu a terra, próximo da cidade de Kagoshima, na região sudoeste de Kyushu. Mesmo assim, a ventania forte derrubou árvores, quebrou janelas e a chuva deixou rios quase transbordando.

 

Segundo a NHK, duas pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas até agora. A Agência de Meteorologia do Japão alertou que a província de Miyazaki já recebeu mais chuvas em 24 do que normalmente recebe o mês de setembro inteiro. 

 

“Mesmo uma pequena quantidade de chuva adicional pode fazer com que o nível da água aumente, então, por favor, permaneçam vigilantes sobre inundações e deslizamentos de terra”, disse Yoshiyuki Toyoguchi, do Ministério da Terra.

 

Os “avisos especiais” para as províncias de Kagoshima e Miyazaki foram rebaixados. Mas os alertas de evacuação de vários níveis permaneceram em vigor para 9,6 milhões de pessoas até a noite de segunda-feira.

 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo