Hoje a amanhã, a cidade terá diversas atrações musicais e culturais, além de serviços e gastronomia brasileira

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Divulgação

 

 

Começa hoje, em Hamamatsu (Shizuoka), o Brazilian Day. O evento é considerado o maior da comunidade brasileira e terá dois dias de shows com mais de 30 atrações de música e dança. Os ritmos vão mesclar MPB, bossa nova, sertanejo, pagode, forró, samba, rapper, pop, choro, rock entre outros, além de performances que representam o Peru e o Japão (programação abaixo). O convidado especial é o cantor e ator Toni Garrido, que fará show exclusivo no domingo, dia 4.

 

O evento, que marca os 200 anos da Independência do Brasil, foi organizado pelo Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu. O embaixador Aldemo Garcia, Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, destaca que “o Brazilian Day acontecerá dentro do conceito multicultural da cidade”.

 

O Brazilian Day Hamamatsu terá mais de 20 expositores, com barracas e food truck de alimentos, produtos e serviços. Coxinha, pastel, espetinho, feijoada, baião de dois, hambúrguer, caipirinha, churros, entre outras delícias serão comercializadas nos dois dias do evento.

 

O sorteio de uma passagem aérea ao Brasil será realizado no dia 4 de setembro, no final da tarde. A pessoa precisa estar presente no evento para ganhar o prêmio. O cadastro para participar do sorteio é feito pelo site (https://brazilianday.jp).

 

Brazilian Day Hamamatsu

 

Data: 3 e 4 de setembro de 2022

Horário: das 11h às 20h

Local: Hamamatsu-shi Entetsu Soramo Gallery (ao lado da estação de Hamamatsu)

Entrada Franca

Site: https://brazilianday.jp

 

 

Programação de sábado, dia 3

 

1- SD Ballet

O Brazilian Day Hamamatsu abre a programação de shows com um espetáculo de ballet. A professora Francyne Alvão e suas alunas fazem parte da SD Ballet, a maior rede de escolas de ballet do Brasil. A SD Ballet é especializada em ballet infantil. A professora Francyne preparou uma apresentação especial que vai representar várias regiões do Brasil pra gente matar saudades do Brasil.

 

2- Danieli e André

Danieli Fonseca é cantora e intérprete. Natural de Guarulhos, frequentou conservatório musical na infância. Tem referências eruditas, populares, rock psicodélico, pós punk, MPB. Quando obteve maioridade, Danieli fez parte de bandas de rock alternativo. Atualmente ela vive no Japão.

Hoje ela vai se apresentar junto com André Toyonaga. Ele começou na música em 2010. Fez aulas de guitarra, canto e tocou com algumas bandas de Hamamatsu. Tem paixão pelo rock dos anos 60. Danieli e André vão prestar uma homenagem ao nosso grande Caetano Veloso, que completou 80 anos nesse ano!

 

3- Keitystar

A cantora Keitystar tem repertório de pop rock, sertanejo, MPB e muito mais.

 

4- Rico Moue e Banda Casa

A banda Casa é formada por Rico Moue na vocal, o violonista Junya e o pianista Nocky Nakahashi. Eles vão tocar a nossa reconhecida e adorada Bossa Nova, que repercute no mundo inteiro.

 

5- JP do Vale

O multi-instrumentista, produtor musical e compositor João Paulo do Vale, mais conhecido como JP do Vale é atração internacional. Ele vem da Coreia do Sul especialmente para o Brazilian Day Hamamatsu. Baiano, do bairro de Itapuã, vive na Coreia do Sul desde 2011. Aprendeu a tocar vários instrumentos sozinho. Fez faculdade de música em Salvador, onde também foi professor de música. Na Coreia do Sul, faz trilhas sonoras para comerciais, desenhos e filmes coreanos. Já participou de festivais em diferentes países como Holanda, Bélgica, Filipinas, China, Taiwan, Brasil.

 

6- Ryosuke Whistling

A arte do assobio. É o que vai mostrar Ryosuke Whistling. Natural de Tóquio, ele participa de concertos, mostrando a performance do assobio com músicas clássicas, jazz, música brasileira, etc. Já lançou CD mostrando o talento dessa arte do assobio com música. Em 2013, por exemplo, ele ficou em segundo lugar no concurso do International Whistlers Convention na categoria Allied Arts, nos Estados Unidos. Em 2019, ele foi jurado no The Masters of Musical Whistling International Festival, nos Estados Unidos.

Na apresentação teremos o guitarrista Tashima Michiwo, que já fez turnê no exterior. Também escreve para publicações voltadas à música.

O trio é composto pelo brasileiro Francis Silva que toca pandeiro. Natural de São Paulo, já fez turnê com vários artistas pelo mundo. Chegou ao Japão há 34 anos. Dá aulas de música brasileira no Japão. Ele dirige a escola Mukade Brasil, com aulas da cultura do samba, dança e percussão.

 

7- Duo Sammity

Duo Sammity é composto por Michiko Watanabe na flauta e Samuel Fujimura com voz e violão. Eles já se apresentaram em vários locais do Japão. Michiko é formada pela Universidade de Música Musashino, em Tóquio. Ela se apresentava com orquestras até que se apaixonou pela música brasileira. Hoje praticamente toca somente Bossa Nova, chorinho e samba. Samuel começou a tocar com 15 anos. Formou-se em engenharia, no Brasil. Mas largou tudo para estudar com dois grandes violonistas do Brasil. Depois veio ao Japão e formou o Duo Sammity com Michiko.

 

8- Helias Reis

O ritmo sertanejo é o estilo de Helias Reis. O cantor paulista tem carisma e talento musical. Ele também canta músicas autorais. Helias Reis faz paródias nas interpretações musicais, divertindo o público.

 

9- Diego Ikuta

Diego Ikuta mora no Japão há 19 anos. Ele trabalha com música desde os 17 anos. Hoje ele tem 37 anos. Já participou de vários eventos e festivais de música. Ele adora tocar violão e bateria. Diego vem na batalha para apresentar o seu show no Brazilian Day Hamamatsu.

 

10- Acauã Tupinamba

Grupo de dança Acauã Tupinambá foi criado por Rose Tokuta. Amazonense, ela quer divulgar a cultura da Amazônia, mais precisamente o Festival Folclórico de Parintins. Junto com a paulista Fernanda Haga, elas vão apresentar a cultura amazonense do Boi Bumbá de Parintins, com danças sobre lendas e tribos indígenas.

 

11- Rei Capoeirap

O artista japonês Tomohiko, mais conhecido como Rei Capoeirap, é apaixonado pelo Brasil. Ele é compositor, produtor musical e responsável pelo hit Baile de Tokyo, que mistura funk carioca, música japonesa e berimbau da capoeira.

Ele lançou a música Bum Bum Bom Bom, produzida pelo KondZilla, a maior produtora de funk no Brasil.

 

12- Maravilhas do Peru

A cultura peruana é uma das atrações do Brazilian Day Hamamatsu.

A apresentação será de Dança Marinera, música folclórica do Peru, com o apoio de Associación Civil Gestión Ciudadana.

 

13 – Pulga Percussão

Pulga Percussão vem se dedicando para divulgar a música brasileira. Ele mistura ritmos do samba brasileiro.

Já fez parte de bandas e se apresentou em várias casas de show no Japão e na Ásia. Gravou um single em parceria com outro cantor e fez releituras dos sucessos dos anos 90. O nome desse projeto é Conexão Brasil e Japão.

 

14- Diego Silva e convidados Cesar Valentin e Sonia Santos

Conhecido como embaixador da Cultura Nordestina no Japão, Diego Silva vai mostrar o puro forró e o baião. É a cultura nordestina em peso no Brazilian Day Hamamatsu.

Natural de Pernambuco, Diego mora há 22 anos no Japão. Ele vai lançar duas músicas no Brazilian Day Hamamatsu: Camisa Dez e Tá Tudo Bem. Ele explica que Camisa Dez foi feita para o Brazilian Day. Diego também tem programa em rádio online semanalmente, divulgando a música nordestina. A apresentação terá a participação do grupo de dança Nosso Forró que vai dar um toque especial nessa festa nordestina.

 

15- H2O

Com o melhor do rap e hip-hop autoral, o grupo H2O tem integrantes do Brasil, Japão e Peru. Eles já fizeram apresentações em festivais de música.

 

16- Rogerio Kimita

É cantor desde os 13 anos. Já participou de festivais no Estado do Paraná e tocava em eventos e estabelecimentos comerciais no Brasil. Quando veio ao Japão em 2008, também passou a tocar em alguns pontos. Desde 2019 segue carreira solo com apresentação no estilo sertanejo em bares da comunidade brasileira.

 

17- Via Brasil

Via Brasil surgiu há 35 anos e fazia apresentações nas melhores casas noturnas do Brasil. No Japão, participa do Brazilian Day de Tokyo desde a criação. Já participou de grandes eventos japoneses como o Carnaval de Asakusa, divulgando a cultura brasileira. Além de Bossa Nova, a banda mostra o jazz brasileiríssimo. Nerô na vocal, Ronaldo na guitarra e junto o Grupo Passistas do Peixe que Ri com belas passistas. O grupo promove o intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão desde 2012.

 

Programação de domingo, dia 4

 

1- Escolas de Samba

As escolas de samba GRES Hamamatsu Alegria Independente e Bloco Brasilidade abrem a programação de shows de domingo. Domingo vai começar com muito samba.

 

2- Capoeiras Nagoas

A capoeira é uma manifestação cultural brasileira reconhecida no mundo. A Associação Nagoas de Capoeira foi fundada em 2004, em Hamamatsu. O objetivo da associação é divulgar e preservar os fundamentos dessa arte. A Associação Nagoas dá aulas de capoeira para difundir cada vez mais essa arte.

 

3- DJ Marcio Ayabe

O DJ Marcio Ayabe é um dos mais aclamados no Japão. Ele tocou em várias casas noturnas do Japão. Também participou do Brazilian Day de Tokyo várias vezes.

 

4- Reco do Bandolim & Choro Livre

Reco do Bandolim & Choro Livre fazem uma participação virtual no Brazilian Day Hamamatsu. O grupo faz uma leitura contemporânea dos clássicos do Choro. O grupo é formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto no violão 7 cordas, George Costa no violão 6 cordas, Marcio Marinho no cavaquinho e Valerio Xavier no pandeiro. Eles já fizeram apresentações internacionais em Lisboa, Washington, Boston entre outros lugares.

 

5- Cecilia Keiko

Cecilia Keiko já é conhecida da comunidade brasileira pelo seu talento musical. Ela tem deficiência visual e a música é a fonte que a inspira. Com 9 anos, ela foi convidada para participar de um evento por Jhony Sasaki e assim começou o caminho de cantora. Cecilia se dedica para o que mais gosta de fazer que é cantar. Ela mesma define que consegue perceber como a vida é maravilhosa através da música.

 

6- Flor de Juazeiro& Brasil A 2

O Grupo Flor de Juazeiro é formado somente por mulheres. Lico na voz e triângulo, Michan na sanfona, Chichan no zabumba, Marina na voz e violão. Elas divulgam o forró como cultura nordestina do Brasil no Japão. Já se apresentaram em várias províncias, principalmente onde tem alta concentração de brasileiros, além de Tóquio. Músicas de Luiz Gonzaga e algumas autorais são tocadas pelo grupo. A apresentação tem a participação especial do grupo de dança Brasil A2, com Silvanio e Cris. Eles divulgam o forró no Japão.

 

7- Samba da comunidade

Samba da comunidade foi fundado em 2009. No início, o grupo se encontrava uma vez por mês por causa do trabalho. Com o passar do tempo, o grupo foi convidado para se apresentar em várias casas noturnas do Japão. Atualmente, o grupo é formado por Jabá, Zuza e Santos, que fazem parte desde o início, além de contar com a participação de outros músicos da comunidade.

 

8- Garota Brazilian Day

O Concurso Garota Brazilian Day acontece desde a primeira edição do Brazilian Day, em Tóquio. A vencedora representa toda a brasilidade e beleza da mulher brasileira. O concurso acontece em Hamamatsu pela primeira vez e tem a coordenação da maquiadora Paula Kondo. Ela tem muita experiência por ter trabalhado em outras edições do concurso. A equipe de cabeleireiro da Mitiko Nakao, do Shallom Reinassence, é a responsável por toda parte de cabelo das candidatas. Paula Kondo e a equipe de maquiagem são responsáveis pela maquiagem das candidatas. As 3 melhores classificadas recebem as respectivas faixas e vão tirar foto com o cantor Toni Garrido. A vencedora vai receber ainda ¥100 mil em dinheiro, uma passagem de ida e volta ao Brasil e ensaio fotográfico em Okinawa com passagem e estadia tudo incluídos. As fotos serão feitas pelo grande Alex Santos com maquiagem de Paula Kondo. Tem mais. Vai ganhar 2 jantares de gala no Focus Brasil.

A segunda colocada vai ganhar ¥50 mil, ensaio fotográfico, 2 vouchers no Barbacoa.

E a terceira colocada recebe ¥30 mil em dinheiro e ensaio fotográfico.

 

9- Mascote Jujuba

O Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, vai explicar sobre a criação desse mascote bem brasileiro.

 

10- Duo Sabiá & Banda

Duo Sabiá é formado pela vocalista brasileira Sueli Gushi e pelo instrumentista japonês Hiroshi Nakamura. Eles se apresentam juntos desde 2010, com o apoio de outros músicos e dançarinos japoneses que amam a cultura brasileira. O grupo vem para mostrar a diversidade da cultura brasileira com ritmos como sertanejo, forró, Carimbó, Boi Bumbá, frevo, axé, samba e pop. O grupo recebeu o prêmio destaque como Banda no Focus Brasil 2019. Sueli Gushi recebeu o prêmio destaque como cantora no Focus Brasil 2020.

 

11- Roberto Casanova & Mika da Silva

Roberto Casanova é cantor brasileiro reconhecido no Japão e no Brasil. Mika da Silva é cantora japonesa que já participou da Globo Internacional. A dupla tem talento e vem mostrar a sintonia com Bossa Nova e MPB.

 

12- Danilo Arruda

Danilo Arruda é natural de Andradina, em São Paulo. A música está presente na vida dele desde os 7 anos por influência do pai. Com 17 anos, já estava na jornada de apresentações em barzinhos. Danilo integra a banda com Jean Lima, Fabio Iuata, Douglas Teixeira e Rodrigo Brizzi. Eles trazem a alegria nostálgica da música para o Japão.

 

13 – Campos Novos & Paulista

A dupla Campos Novos & Paulista é pioneira na divulgação do sertanejo no arquipélago japonês, iniciando seu trabalho em 2000, na região de Gunma, e depois se estendendo por outras províncias do arquipélago. Cantam desde garotos, aprendendo o estilo raiz nas rodas de viola promovidas nos sítios da família. Já estiveram presentes em outras edições do Brazilian Day e nos principais eventos culturais da comunidade brasileira. A dupla é natural de Adamantina, em São Paulo. No Brasil, a dupla Campos Novos & Paulista cantava em rodeios entre outros eventos. Hoje a apresentação é só com Milton porque o irmão dele, Rodrigo, está no Brasil. Ele vai prestar uma homenagem para a cantora Marilia Mendonça, que faleceu num acidente aéreo, em 2021. Ela ganhou prêmio Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja.

 

14- Garota Brazilian Day – anúncio das vencedoras

 

15- Dahu

A Banda Dahu foi formada em 2001. Com repertórios nacional e internacional, mescla músicas clássicas, rock, reggae, pop, sertanejo, dance e flashback. Dahu ganhou o título de Melhor Banda no Brazilian International Press Awards Japan, em 2013 e 2014.

A banda é formada por Zayah no vocal, Edil nos teclados, Diego no baixo, Fabinho na guitarra e Sal na bateria.

 

16- Nayara

Nayara Vanyse é natural de Teresina, no Piauí. Começou no ballet aos 6 anos. Aos 10 já estava com carreira musical. Fez vários cursos na área artística como bateria, canto, coral, teatro, dança, percussão e violão. Participou de algumas bandas no Brasil e depois seguiu carreira solo. Em 2018, lançou o primeiro clipe com produção própria. Nayara vem trabalhando para divulgar a cultura e a arte brasileiras.

 

17- Sorteio

O sorteio de uma passagem aérea de ida e volta ao Brasil é oferecimento da Ethiopian Airlines. O sorteado tem 2 minutos para se identificar para entregarmos o prêmio.

 

18 – Toni Garrido

O convidado especial do Brazilian Day Hamamatsu, Toni Garrido, disse que quer fazer uns 40 mil novos amigos que vão estar nesse encontro. “Todas as vezes que venho, deixo memórias inesquecíveis. Todos os compromissos que tinha desmarquei para estar aqui no Japão. Podem esperar muita alegria, amor familiar no show”, declarou Toni Garrido.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo