Veja as dicas para evitar passar mal com o calor; aumento rápido da temperatura corporal é uma condição séria e pode ser fatal

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

O calor forte continua no Japão e, por isso, a Agência de Meteorologia do Japão emitiu hoje (2) um alerta de insolação para 25 províncias. As províncias em alerta são: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Tóquio, Yamanashi, Nagano, Kagawa, Ehime, Gifu, Aichi, Mie, Niigata, Ishikawa, Fukui, Fukuoka, Shiga, Quioto, Osaka, Hyogo, Nara, Wakayama, Tottori, Hiroshima e Oita. 

 

Autoridades do governo pedem para que a população evite o uso de máscaras ao ar livre, mantenham-se hidratadas e usem o ar condicionado. Também pedem para evitar sair durante o dia, nas horas mais quentes.

 

A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso; ocorre quando a temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo não consegue se resfriar.

 

Somente nesta sexta-feira (1), 252 pessoas foram levadas ao hospital com suspeita de insolação.

 

O site do Ministério da Saúde do Brasil alerta: A prática regular de atividades físicas é uma orientação padrão dos médicos, especialmente por melhorar a qualidade de vida e prevenir uma série de doenças crônicas, como diabetes, câncer e hipertensão. No entanto, atividades exaustivas, que causam debilitação na pessoa, provocam o efeito inverso, contribuindo para insolação e, em casos mais graves, lesões de diversos tipos e até mesmo a morte.

 

A insolação, em casos mais graves ou quando não tratada adequada e imediatamente, pode provocar diversas complicações em órgãos vitais, como o cérebro, inclusive coma e morte. 

 

Uma das principais características é a desidratação, que deve ser revertida o mais rápido possível. Sem tratamento imediato, as chances de óbito são altas ou as pessoas ficam com sequelas irreversíveis. Além disso, os rins podem ficar comprometidos.

 

Previsão

 

A previsão de temperatura máxima é de até 38º C em Maebashi (Gunma), Kumagaya (Saitama), Quioto (na província de mesmo nome) e Toyooka (Hyogo). 

 

Ainda de acordo com os meteorologistas, o dia será ensolarado em todo o Japão, mas a previsão é de que as condições se tornarão instáveis à tarde, podendo chover em regiões como Kyushu, Shikoku, Kinki, Tokai, Kanto Koshin e sul de Tohoku. 

 

Sintomas que surgem lentamente:

 

– dor de cabeça; tontura; náusea; pele quente e seca (não há suor); pulso rápido; temperatura elevada; distúrbios visuais; confusão.

 

Sintomas que surgem bruscamente:

– respiração rápida e difícil; palidez (às vezes desmaio); temperatura do corpo elevada; extremidades arroxeadas; eventualmente pode ocorrer coma.

 

Como agir em casos de insolação:

 

O objetivo inicial é baixar a temperatura corporal, lenta e gradativamente.

– remover o acidentado para um local fresco, à sombra e ventilado;

– remover o máximo de peças de roupa;

– se estiver consciente, deverá ser mantido em repouso e recostado (cabeça elevada);

– pode-se oferecer bastante água fria ou gelada ou qualquer líquido não alcoólico;

– se possível, deve-se borrifar água fria em todo o corpo do acidentado delicadamente;

– podem ser aplicadas compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas;

– tão logo seja possível, o acidentado deverá ser imerso em banho frio ou envolto em panos ou roupas encharcadas;

Em casos graves, procurar atendimento médico de emergência.

 

Prevenção:

 

– evitar permanecer sob o sol nos horários mais quentes do dia (entre 10 e 16 horas);

– beber mais líquidos do que sua sede sinaliza, evitando bebidas alcoólicas (elas provocam perda de líquidos);

– usar roupas leves e claras, de algodão;

– consumir alimentos leves, como frutas e verduras.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo