Os três líderes confirmaram que a série de lançamentos de mísseis de Pyongyang constitui uma séria ameaça à região
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Os líderes do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul concordaram em trabalhar juntos em resposta à ameaça representada pelos lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte.
O primeiro-ministro Fumio Kishida, o presidente dos EUA Joe Biden e o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol se encontraram durante cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Foi a primeira vez desde setembro de 2017 que os líderes das três nações se encontraram pessoalmente.
De acordo com reportagem do jornal Asahi, os três líderes confirmaram que a série de lançamentos de mísseis de Pyongyang constitui uma séria ameaça à região do Leste Asiático e à comunidade internacional.
No dia anterior, Kishida se encontrou rapidamente com Yoon, num gesto que promete um aumento das conversas para a solução de assuntos regionais.
Para os Estados Unidos, o tema mais importante é a segurança. Isso inclui não apenas as ações de Pyongyang, mas também a invasão da Ucrânia pela Rússia e vários movimentos feitos pela China.