Ordem de evacuação de longa data foi levantada na maior parte da vila em 12 de junho de 2016
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Após 11 anos, alguns dos moradores de uma pequena vila próxima à usina nuclear de Fukushima poderão retornar às suas casas em junho. Segundo as autoridades, a ordem de evacuação será suspensa pois já não existe risco por causa dos altos níveis de radiação gerados pela crise nuclear na planta após o terremoto seguido de tsunami de março de 2011.
Um total de 337 quilômetros quadrados ao redor da usina ainda é considerado “zona de difícil retorno”, mas as autoridades decidiram excluir uma pequena área de 0,95 km² em Katsurao, uma parte da vila que foi totalmente descontaminada.
“(A remoção) será um começo em vez de um objetivo”, disse Masahiro Ishii, vice-ministro sênior do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.
Entre outros cinco municípios de Fukushima que abrangem a zona, as cidades de Futaba e Okuma estão se preparando para suspender as restrições em junho, enquanto o restante planeja removê-las na primavera do próximo ano.
A maioria das prefeituras já permitiu que as pessoas voltassem para casa. Em março de 2020, a East Japan Railway Co. retomou todas as linhas de trem no nordeste do Japão devastadas pelo desastre ao abrir um trecho de 20,8 km entre as estações Tomioka e Namie, perto da usina nuclear, o último trecho que permaneceu suspenso.