Escola muda cardápio com aumento dos preços dos alimentos.
Texto:Silvio Mori
Foto: Freepik
O crescente aumento nos preços dos alimentos provocaram uma mudança no cardápio do almoço escolar na cidade de Shibukawa, província de Gunma. Para manter as refeições, que são gratuitas, os pratos fritos serão servidos com menos frequência e carne substituída por soja.
De acordo com uma estimativa divulgada pelas autoridades de Shibukawa, o preço do óleo de salada aumentará cerca de 70% no ano fiscal de 2022 em relação ao ano anterior. Para reduzir o gasto com o óleo de cozinha nas escolas, os pratos fritos serão oferecidos uma ou duas vezes por mês, abaixo dos habituais de três ou quatro.
O relatório também prevê para o ano fiscal de 2022, aumento do preço do pão, o macarrão chinês e da soja. Além disso, os preços dos vegetais também estão subindo devido às condições climáticas, incluindo a falta de luz solar nesta temporada, além do aumento dos preços do petróleo bruto. O preço do alho-poró chinês subiu 109,8%, enquanto o da cebola e do rabanete japonês subiram 89,4% e 75,6%, respectivamente.
Segundo o Mainichi Shimbun, desde o ano passado com o aumento crescentes dos alimentos, a cidade mudou de alimentos frescos para enlatados ou congelados, como cogumelos e milho, a partir do final do ano fiscal de 2021. A cidade também optou por peito de frango em vez de coxa de frango e está usando soja no lugar da carne moída para reduzir os custos.