Autoridades esperam evitar estender mais uma vez o estado de quase emergência
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Em diversos países, as medidas de combate ao coronavírus estão sendo afrouxadas com o avanço da vacinação. No Japão, o governo planeja também flexibilizar as restrições uma vez que a dose de reforço vai sendo fornecida à população. Para isso, as autoridades consideram o uso do certificado de vacinação e testes com resultado negativo.
Segundo reportagem da NHK, esse movimento ocorre em um momento em que a propagação das infecções parece estar diminuindo. Cerca de 50.000 novos casos foram confirmados em todo o país na segunda-feira, indicando uma queda de mais de 8.000 em comparação a uma semana atrás.
No entanto, o número de pacientes em estado grave continua a aumentar. Ontem, foram registrados 1.495, o número mais alto observado neste ano.
A ideia é não estender ainda mais o estado de quase emergência, em vigor em 31 províncias até o próximo dia 6 de março.
O uso de certificados de vacina e resultados negativos de testes para afrouxar os controles estava em uso no Japão, mas foi suspenso neste ano, após o número de infecções ter aumentado entre pessoas vacinadas.
O Japão deverá também abrandar os controles de fronteiras em etapas a partir de março. As autoridades esperam que o número de entradas de estrangeiros possa ser aumentado gradualmente, dependendo das situações de infecção no país e no exterior, além da capacidade de controle de quarentena nos aeroportos.
Assim, viajantes a negócios, estudantes e intercambistas poderão entrar no Japão novamente.
Assista a Record TV no Japão ao vivo