Medidas devem expirar em 21 províncias neste domingo; taxa de ocupação de leitos é motivo para prorrogação nas outras localidades

 

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Gabinete do Primeiro-Ministro do Japão

 

 

O governo japonês pretende prorrogar o estado de quase emergência em 17 províncias. As medidas para evitar a propagação do coronavírus estão em ação em 36 províncias atualmente, mas devem expirar neste domingo em 21 delas. A ideia é suspender apenas em cinco das localidades.

 

A decisão deve ser anunciada nesta sexta-feira, após reunião do primeiro-ministro Fumio Kishida com ministros e com o painel de especialistas que auxilia o governo.

 

Segundo reportagem da NHK, o secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, afirmou que 17 províncias, incluindo Hokkaido, Kyoto, Osaka e Fukuoka, haviam solicitado a prorrogação das restrições. 

 

As províncias citaram as altas taxas de ocupação de leitos hospitalares como o motivo para as solicitações de prorrogação.

 

Por outro lado, o governo planeja suspender as medidas nas províncias de Okinawa, Yamagata, Shimane, Yamaguchi e Oita.

 

Vacina

 

Enquanto isso, o processo de vacinação continua em todo o país. Segundo pesquisadores japoneses, descobertas preliminares indicaram que três doses de vacina contra o coronavírus apresentam uma taxa de eficácia de 81% na prevenção da covid-19 sintomática.

 

Os resultados preliminares do estudo foram apresentados pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas em uma reunião de um painel de especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social.

 

O chefe do Centro de Vigilância, Imunização e Pesquisa Epidemiológica do instituto, Suzuki Motoi, declarou que os resultados sugerem que vacinas proporcionam um certo nível de proteção contra a variante ômicron, mas não tanto quanto para a delta.