O número de casos de covid-19 continua alto e as medidas impostas a 35 províncias devem continuar por mais um tempo
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
O grande número de casos de covid-19, apesar do estado de quase emergência em 35 das 47 províncias japonesas, obrigou as autoridades a se reunir para discutir a extensão das medidas. A princípio, o limite era 12 de fevereiro, mas como a doença vem se espalhando rapidamente, o governo deve decidir até esta semana qual será o novo prazo.
O secretário-chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse que a capital Tóquio e outras 11 províncias pediram uma extensão do estado de semiemergência.
Segundo reportagem da NHK, havia uma reunião marcada para hoje com o primeiro-ministro, Kishida Fumio, e membros de seu Gabinete para discutir os detalhes.
“Caso medidas rigorosas não sejam implementadas em locais de cuidados a idosos, entre outros, então o número de pacientes em estado grave pode continuar aumentando por um longo tempo”, alertou Shigeru Omi, líder de um painel de especialistas que orienta o governo.
Em todo o país, autoridades reportaram mais de 92.000 novos casos somente na terça-feira. O número de pessoas em estado grave foi de 1.141, enquanto um número recorde de 159 pessoas teve suas mortes confirmadas.