Desde o começo deste ano os norte-coreanos teriam disparado seis mísseis
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©KCNA
Na manhã desta quinta-feira (27), a Coreia do Norte teria disparado mais dois projéteis em direção ao mar. Segundo fontes de inteligência das Forças Armadas da Coreia do Sul, os objetos seriam mísseis balísticos. Estados Unidos também analisa informações sobre o lançamento de hoje.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, descreveu os repetidos disparos de mísseis da Coreia do Norte como “extremamente lamentáveis”, mas disse que até agora não houve relatos de danos a embarcações e aeronaves ao redor da costa japonesa.
A Coreia do Norte tem disparado mísseis repetidamente desde o começo deste ano. Ela lançou um projétil no dia 5 de janeiro e um outro no dia 11, e anunciou no dia seguinte a cada disparo que havia testado um míssil hipersônico. Disparou ainda dois projéteis, em 14 e 17 de janeiro, respectivamente.
Na terça-feira passada, a Coreia do Norte lançou o que aparenta ser dois mísseis de cruzeiro. Já o disparo de hoje – o sexto deste ano – escancara a intenção de Pyongyang de impulsionar suas capacidades militares.
Em 19 de janeiro, em uma reunião do Partido dos Trabalhadores, sigla que governa a Coreia do Norte, foi decidido que o país “deve se preparar para um confronto de longo prazo com o imperialismo dos Estados Unidos”. Além disso, segundo divulgou a agência de notícias Kyodo, foi sugerido que o país revisaria sua suspensão unilateral de testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais anunciada em 2018.