Cerca de 8 milhões de menores estarão elegíveis para receber o imunizante contra a covid-19

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

O Ministério da Saúde do Japão aprovou hoje (21) a administração da vacina contra o coronavírus da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. Assim, cerca de 8 milhões de menores estarão elegíveis para receber o imunizante. Atualmente, ele era aplicado para maiores de 12 anos.

 

No entanto, a aplicação da vacina divide a opinião de especialistas, assim como acontece no mundo todo. Isso porque muitos médicos dizem que as crianças não desenvolvem sintomas graves.

 

Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, um painel do Ministério da Saúde vem debatendo se também deve aconselhar crianças de 5 a 11 anos a serem inoculadas da mesma forma que aquelas com 12 anos ou mais.

 

Segundo as autoridades, as doses para crianças conterão um terço da dose aplicada nos adultos. Uma vacina feita especificamente para crianças será usada, apesar dos ingredientes ativos serem os mesmos.

 

A Pfizer solicitou em novembro passado a aprovação do governo japonês para inocular crianças de 5 a 11 anos com sua vacina.

 

Dados de ensaios clínicos conduzidos pela Pfizer nos Estados Unidos e em outros países mostram que a administração da vacina foi 90,7% eficaz na prevenção de infecções por COVID-19 na faixa etária.

 

A outra vacina, da Moderna, só pode ser aplicada para maiores de 12 anos. O uso de uma vacina desenvolvida pela empresa britânica AstraZeneca e a Universidade de Oxford é restrito, em princípio, às pessoas com 40 ou mais anos de idade.