O plano do governo é começar a imunização agora em dezembro com o produto da Pfizer

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

Autoridades no Japão terminam os preparativos para o início, dentro de duas semanas, da aplicação da terceira dose de vacinas contra o coronavírus. Apesar do baixo número de contágios, o governo quer garantir que, neste inverno, o país não seja pego de surpresa com uma nova onda de casos.

 

Somente nesta última quarta-feira, foram comunicados oficialmente 204 novos casos da covid-19 e cinco mortes pela enfermidade. O total de infecções correspondente a Tóquio é de 27.

 

O plano é começar em dezembro a aplicação da terceira dose da vacina da Pfizer. A farmacêutica Moderna também já solicitou validação da sua vacina de reforço. Segundo a ministra encarregada da campanha de vacinação, Noriko Horiuchi, entre fevereiro e março serão entregues a governos provinciais e prefeituras, no total, 37 milhões de doses das vacinas da Pfizer e da Moderna.

 

De acordo com reportagem da NHK, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social ainda avalia a possibilidade de autorizar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade. A pasta solicitou a governos provinciais e prefeituras que, caso decida aprovar a medida, iniciem a vacinação de crianças por volta de fevereiro.

 

Cerca de 75% da população do Japão recebeu vacinação completa. “Com a aproximação do inverno, a tendência é de que as pessoas permaneçam mais tempo em recintos fechados. Provavelmente, as atividades sociais e econômicas serão intensificadas com as festas de fim de ano. Pedimos à população que continue a tomar medidas básicas para prevenir o contágio”, disse o ministro da saúde, Shigeyuki Goto.