O tremor foi tão intenso que muitos moradores relataram pelas redes sociais que objetos dentro de casa caíram
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução
Um forte terremoto de magnitude 5,9 atingiu a área metropolitana de Tóquio às 22h41 de quinta-feira. Segundo dados dos bombeiros, pelo menos 20 pessoas ficaram feridas, incluindo uma em estado grave. Além disto, linhas de trem e metrô foram paralisadas. A Agência de Meteorologia do Japão não emitiu alerta de tsunami.
De acordo com os dados divulgados, o epicentro foi na província de Chiba, a uma profundidade de 80 quilômetros.
O tremor foi tão intenso que muitos moradores relataram pelas redes sociais que objetos dentro de casa caíram. Nas ruas, placas penduradas balançaram violentamente.
O secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que não havia anormalidades nas usinas nucleares da área.
Segundo a NHK, um trem descarrilou quando fez a parada de emergência, derrubando os passageiros. Muita gente foi obrigada a dormir nas estações por não terem como voltar para casa.
A Tokyo Electric Power Company Holdings disse que cerca de 250 casas no centro de Tóquio ficaram sem energia temporariamente.
Os trens da Shinkansen que entravam e saíam de Tóquio foram parados para verificações de segurança, mas depois retomaram a operação, disse a East Japan Railway Co. A linha circular Yamanote de Tóquio e os metrôs também já foram reiniciados.
Houve registro ainda de muitas pessoas que ficaram presas em elevadores.
O novo primeiro-ministro Fumio Kishida postou uma mensagem no Twitter pedindo às pessoas que “verifiquem as informações mais recentes e tomem medidas para proteger suas vidas”. Ele disse que foi o abalo mais forte em Tóquio desde março de 2011.