O diálogo do vídeo é em inglês para facilitar o turismo receptivo, e foram feitas versões com legendas em japonês, chinês, coreano e tailandês
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução
Um vídeo promocional de turismo do Estreito de Kanmon, entre as cidades de Kitakyushu (Fukuoka) e Shimonoseki (Yamaguchi), chamou a atenção do público e já foi visto mais de 350 milhões de vezes.
O vídeo “COME ON! Kanmon! Kaikyo Kaiju”, apresentando o “kaiju” (monstro gigante) Kaisendon, que é baseado nas especialidades locais – baiacu, caranguejo heikegani e polvo –, foi carregado no YouTube em março de 2017.
No vídeo, dois garotos brincam com uma bola que cai na água. De repente, aparece no Estreito de Kanmon o monstro. O local está repleto de turistas, que correm em pânico. A mensagem no fim do vídeo é: “O fluxo é rápido. Tudo é incrível. Venha! Kanmon!”
Apesar do sucesso do vídeo, um executivo municipal ficou inicialmente confuso com a ideia. Na época da produção, os governos locais do Japão estavam ansiosos para atrair turistas estrangeiros. O local não é tão conhecido entre os estrangeiros quanto Quioto ou Hokkaido.
Segundo reportagem do jornal Mainichi, o diálogo do vídeo foi feito em inglês para facilitar o turismo receptivo, e foram criadas versões com legendas em japonês, chinês, coreano e tailandês. Tornou-se um grande sucesso e teve muitas visualizações do exterior.
No entanto, assim que o vídeo atraiu a atenção do público e os turistas começaram a aparecer na região, surgiu a pandemia de covid-19. Mesmo assim, os responsáveis não perderam as esperanças e aguardam as coisas melhorarem para investir novamente no turismo.