Na região de Kyushu, as tempestades torrenciais podem causar inundações e deslizamentos

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

A Agência de Meteorologia do Japão está em alerta constante e pede à população para que fique atenta aos sinais de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. Na região de Kyushu, em apenas uma semana, as precipitações já chegaram a metade do que costuma chover em um ano. 

 

Segundo a agência, uma corrente de ar úmida colide com uma massa de ar fria que está estacionada próxima ao Japão, isso faz com que se formem nuvens de chuva uma atrás da outra. A previsão é de que o aguaceiro continue até pelo menos sexta-feira.

 

>>> Clique no mapa e veja em tempo real a áreas de risco de deslizamentos e inundações.

 

Ao meio-dia de hoje (17), alertas de deslizamento de terra foram emitidos para partes das províncias de Saga, Nagasaki, Fukuoka, Kumamoto e Kagoshima em Kyushu, assim como na província de Shimane no Oeste do país.

 

Segundo reportagem da NHK, há a possibilidade de desastres ocasionados pelas chuvas em uma ampla área do país. Meteorologistas também alertam para deslizamentos de terra, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.

 

As autoridades estão avisando que desastres podem ser causados mesmo por uma pequena quantidade de chuva em um curto período de tempo, já que o solo já se encontra saturado pela chuva. Estão pedindo que as pessoas prestem bastante atenção a informações sobre o tempo e desastres, e que evacuem para um local seguro antes que a situação piore.