Jogadora foi flagrada em medição feita antes de viagem à Tóquio e, por isso, foi afastada temporariamente da equipe antes da semi

 

 

 

Texto: Redação/R7
Foto: Julio Cesar Guimarães/COB/Divulgação 

 

 

 

Uma notícia nada agradável atingiu a seleção feminina de vôlei nesta sexta-feira poucas horas antes da semifinal do torneio olímpico, contra a Coreia do Sul. Tandara Caixeta, titular e um dos grandes nomes do time, foi suspensa provisoriamente por potencial violação de regra antidopagem.

 

A informação foi confirmada pelo COB, que emitiu uma nota explicando que o teste foi feito antes da Olimpíada e que, após a suspensão, ela retornará ao Brasil, desfalcando o time de José Roberto Guimarães para os dois últimos jogos em Tóquio.

 

Não foi divulgado qual o tipo de violação cometido pela atleta e nem se foi encontrada alguma substância proibida no exame da jogadora de 32 anos. O Brasil só poderia ser punido com uma eventual perda de medalha se outras jogadoras forem flagradas cometendo a mesma violação que ela.

 

Confira a nota do COB:

 

“O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

 

A equipe feminina de voleibol disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão).”

 

A CBV também se manifestou sobre o caso: 

 

“A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu, na noite desta quinta-feira (05.08), no horário do Brasil, notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela oposta Tandara, da seleção brasileira feminina.

 

A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.

 

A seleção feminina entrará em quadra nesta sexta-feira (06.08), às 21h (Horário do Japão), para a disputa da semifinal contra a Coreia do Sul. No Japão, o grupo já vive o dia da partida decisiva.”